Twitter
RSS

MMA revitalizará Bacia dos rio Parnaíba e São Francisco

O Ministério do Meio Ambiente e oito estados vão formalizar convênios, no dia 13 de março, para a realização dos planos de gestão integrada de resíduos sólidos, para garantir a implementação de programas de revitalização das Bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, informou em nota o MMA.

Por meio dos convênios, os estados por onde cruzam os rios - Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe - terão ajuda para realizar estudos para eliminar lixões, buscar a disposição adequada dos resíduos sólidos, montar estruturas físicas para reciclagem, dar apoio a catadores locais, manejar resíduos provenientes da construção civil e implementar consórcios públicos em todos os estados envolvidos.

Numa segunda etapa do convênio, os consórcios identificados como viáveis deverão ser detalhados, a começar pela definição das sedes, dos custos dos serviços e do tipo de consórcio. Os planos querem garantir a sustentabilidade das obras de revitalização das bacias hidrográficas dos rios, para que os recursos não sejam direcionados apenas para a implantação dos aterros.

A última etapa será a implantação dos consórcios e desenvolver as obras incluídas nos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos.

Comments (0)