Twitter
RSS

Como é ser Arquiteto!

O trabalho dele é minucioso. Nenhum detalhe pode passar em branco. Quando faz um projeto para construção, seja de um shopping center ou uma casa, o arquiteto ou arquiteta precisa pensar em tudo. Desde as dimensões dos cômodos até os materiais que serão usados, passando pela forma como a obra será levantada. E, principalmente, desenhar um projeto que atenda às necessidades do cliente. A responsabilidade é grande.
Sérgio Brandão, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF), defende uma dedicação maior das universidades ao ensino de ética profissional. Segundo ele, esse não é um tema visto com seriedade durante a graduação. O IAB tenta criar um órgão de classe independente do Conselho de Engenharia para fiscalizar mais a atuação dos profissionais.
Para se tornar um profissional, o aluno precisa estudar, pelo menos, cinco anos. A formação é bem ampla. Além das matérias específicas, que incluem projetos, edificações, materiais de construção, os futuros arquitetos aprendem arte, tecnologia e história. A revitalização e restauração de espaços urbanos também é tema de disciplina. Conhecimentos em Cálculo e Geometria também são essenciais.
Na Universidade de Brasília (UnB), um novo currículo para o curso está em fase de implantação. Algumas matérias se tornaram optativas, como Matemática e Sociologia, e outras passaram para a grade obrigatória, como Topografia e Computação Gráfica Aplicada. Não houve mudanças no número de créditos necessário para a conclusão do curso.
Para ser um bom arquiteto é preciso.ter seriedade e compromisso, ser criativo conhecer os materiais disponíveis no mercado diversificar os conhecimentos.

Comments (0)