Twitter
RSS

Isolamento acústico: "Projetar para isolar".

A melhor solução para cortar o mal da poluição sonora pela raiz é fazer um projeto arquitetônico contemplando o isolamento acústico.
Passos de crianças no piso superior descem pelas paredes e fazem vibrar os pilares e os nervos. Na rua, cães de latido estridente e freadas na ladeira tornam o sono mais difícil. Para virar barulho, basta que o som incomode alguém; e, para se proteger dele, há inúmeras formas de equipar a casa. "Janelas e portas de vidros duplos em esquadrias vedadas com borracha, mantas de lã mineral [vidro ou rocha] associadas a sistemas de "dry wall" [gesso acartonado] e pisos com espumas entre a laje e o contrapiso".
Mas, para dormir com um barulho daqueles, pode ser preciso "perder o sono" por outra razão: o "ruído" no orçamento.

Silêncio projetado

Um bom projeto estrutural e arquitetônico fala mais alto: evitar janelas para playgrounds, quadras ou ruas muito movimentadas e engrossar estruturas, paredes ou lajes entre pavimentos.

Sons graves, como latidos, não são totalmente isolados por vidros duplos. Ter árvores ao redor do prédio para reduzir o barulho da rua é de eficiência contestável, e mais aconselhável a alvenaria de tijolos maciços cerâmicos como silenciador.

A ventilação do ambiente também não deve fazer barulho. Um sistema de ar condicionado "split" [R$ 1.500, em média, o aparelho], mais silencioso, é mais caro que o convencional, mas compensa tanto no gasto com energia elétrica como no nível de ruido! Em pisos e paredes, carpetes, tapetes e papel de fibra de vidro absorvem o som e aliviam o ouvido.

Comments (0)