Twitter
RSS

Bahrein World Trade Center: Um exemplo em auto-suficiência energética

O Bahrein World Trade Center é um complexo comercial localizado na cidade de Manama, capital do pequeno estado de Bahrein, nas proximidades do Golfo Pérsico. O projeto foi realizado pela empresa WS Atkins de Portugal e as obras estão sendo finalizadas ainda neste ano.

O edifício é composto por duas torres simétricas em forma de vela, com uma altura aproximada de 240 metros. As torres são ligadas através de três pontes e cada uma tem anexado a sua estrutura uma turbina eólica gigantesca com 29 metros de diâmetro movidas pela energia do vento (energia limpa). A forma de vela foi apropriada pelo ambiente marítimo que cerca o Bahrein World Trade Center que esta "ancorada" em uma pequena ilha do oriente médio.

As técnicas especializadas para um empreendimento com arquitetura bioclimática, a preocupação com a estética generosa e de impacto, fizeram com que a princípio o projeto fosse considerado utópico. Parecia impossível a construção de um arranha-céu com um design tão inovador e complexo, e que ainda pudesse ter auto-eficiência energética. Porém este edifício inteligente já é um marco para a cidade de Manama, servindo como cartão postal e atrativo arquitetônico.

Comments (0)