Twitter
RSS

DICA DO DIA: "Iluminação - detalhes em evidência!"

Conforto visual, sensações diferenciadas e até ilusões. Estes são alguns efeitos conseguidos com um projeto de iluminação. Além disso, ele pode resolver questões técnicas referentes à quantidade de luz e consumo de energia.
O maior diferencial de um bom projeto de iluminação é como ele vai evidenciar a arquitetura, o espaço e não somente objetos ou quadros. O custo deste serviço, segundo ele, varia de 30% a 40% do valor de um projeto de arquitetura.
No entanto, é possível melhorar a iluminação do ambiente com algumas dicas simples. Em uma sala com pé-direito baixo, para dar mais altura, o ideal é posicionar a luz para cima. Para iluminar a mesa de jantar não é necessário usar exclusivamente luminárias pendentes, elas são úteis quando se quer criar uma relação entre a mesa e o espaço.
Quando se quer iluminar um quadro, ou uma obra de arte, o objetivo é criar uma uniformização de luz em toda a peça. Portanto, colocar luminárias com incidência direta sobre uma tela deixa a luz refletir em apenas uma parte dela e o restante permanece na penumbra.

Comments (0)