Twitter
RSS

DOWNLOAD DO DIA: AutoCAD Freestyle Technology Preview (Gratuito)

Engenheiros, arquitetos e designers de produto misturam conhecimento, prática e uma boa parcela de força de vontade sempre que vão trabalhar com projetos e desenhar esquemas ou plantas. O CAD (Computer Aided Drawing – desenho auxiliado por computador) é parte desse processo, principalmente no que diz respeito à força de vontade.
Aprender todos os comandos e controles dos programas tradicionais de CAD é quase como aprender um novo idioma. Até que o usuário compreenda todas as sintaxes e possibilidades oferecidas leva um longo tempo, em que a utilização do programa é considerada difícil. Depois de todos os detalhes aprendidos, entretanto, torna-se tão natural quanto falar sua própria língua.

Para quem não tem a necessidade de aprender o “idioma” do CAD, ou para acelerar o desempenho de algumas tarefas básicas para aqueles que já o dominam, a Autodesk, desenvolvedora do AutoCAD – programa padrão na indústria de engenharia, construção e design – começou a desenvolver uma nova tecnologia.

Inicialmente chamado de projeto Cooper, o AutoCAD Freestyle ainda está em testes, e é esta versão – Technology Preview – que você confere fazendo o download no link acima.
O aplicativo é uma quebra enorme no paradigma das ferramentas CAD, normalmente dominado por linhas de comando e medições precisas. A partir do “estilo livre”, você desenha usando apenas o mouse.
Para facilitar ainda mais o serviço, o programa permite opções desnapping – os pontos de fixação e alinhamento dos elementos do desenho – em relação à grade do papel ou a outros elementos.
Como o programa também se destina a uso profisisonal – como plataforma para rascunhos muito mais interessante que papel e lápis –, o acabamento por texturas e preenchimentos também é facilmente aplicado.
Outro ponto que acelera bastante a tarefa de desenhar é a biblioteca de símbolos, que permite completar plantas baixas – ainda como rascunhos – com apenas alguns movimentos rápidos e seleções de cada peça necessária. Esses símbolos podem então ser ajustados à realidade de cada projeto com a ferramenta de seleção.

Comments (0)