Twitter
RSS

DICA DO DIA: Como os arquitetos podem aproveitar melhor os espaços da casa


Como cliente, preocupe-se inicialmente com o programa de sua casa e nunca com a metragem. O momento para discutir o tamanho virá mais tarde. Às vezes as pessoas se preocupam tanto com a metragem, que acabam por construir casas muito grandes ou muito pequenas para as suas necessidades.
O que os arquitetos chamam de programa é o conjunto das necessidades do cliente (em termos de ambientes e equipamentos). Por exemplo: duas salas, sala de jantar, cozinha, três suítes, churrasqueira, piscina, jacuzzi, quarto de empregada, e assim por diante. Estes dados podem parecer banais, mas são essenciais para que o profissional entenda suas necessidades e consiga projetar algo que realmente venha ao encontro delas. O programa tende a ficar mais complexo com o andamento do trabalho, como por exemplo, a decisão sobre o tipo de aquecedor, ou mesmo o lugar onde ficarão todas as tomadas para os equipamentos que você possui ou venha a possuir. Isso é válido não apenas para uma casa, mas também para uma reforma, uma loja ou mesmo uma indústria. O bom profissional sempre perde muito tempo analisando e discutindo o programa com o cliente, pois ele sabe que o bom entendimento dessas necessidades é a pedra fundamental para alcançar um bom resultado no projeto.
Um grande profissional brasileiro, Oswaldo Bratke, tem um exemplo clássico dessa preocupação: algum tempo após sair da faculdade, no inicio do século 20, Bratke foi contratado por um matadouro e curtume de animais para projetar uma nova sede. Apesar do tema um tanto sensível, ele não teve dúvidas e passou o mês seguinte inteiro envolvido em todas as atividades do matadouro, entendendo seu funcionamento, para então desenvolver uma nova sede, que tinha como objetivo resultados melhores e maior conforto do que a sede original. O resultado, nem é preciso dizer, foi um grande sucesso.
Uma vez entendido o programa, o bom profissional vai passar a projetar sua casa. Não é preciso se preocupar em passar a área total da casa para ele de maneira muito específica, como “quero minha casa com 350m²”. Pode ser que seu programa caiba muito bem em 300m² ou menos, por exemplo, sem que a casa fique pequena. O mais importante é que o arquiteto tenha em mente as relações ergonômicas essenciais para que os espaços tenham seu potencial utilizado ao máximo. Ergonomia é a relação existente entre as medidas do corpo humano e o mundo ao redor, como por exemplo, o tamanho que uma cama tem de possuir. Ou o tamanho de uma mesa de jantar e o espaço ao redor, para alguém poder sentar e outra pessoa passar. São inúmeras as relações que existem em um projeto, e elas dão origem às dimensões dos espaços da obra. Não adianta ter uma sala enorme em que tudo fica perdido, ou uma sala tão pequena que não é possível organizar um ambiente corretamente. Quantas vezes você já não entrou num apartamento e a pessoa mostra a “sala”, e você pensa: ora, isso não passa de um pequeno quarto!

Áreas externas

Outro cuidado essencial que o arquiteto ou projetista deve tomar é em relação à implantação da construção no lote. A implantação da construção é importantíssima e é triste ver que muitas vezes esse aspecto tão fundamental é negligenciado. Alem de envolver questões de ventilação e insolação, é a implantação que vai gerar as áreas externas da sua casa, espaços tão importantes e utilizáveis em um país com o clima que tem o Brasil. Não há sentido algum em simplesmente aterrissar a residência no meio do lote, deixando um pequeno espaço na frente, espaços laterais que não servem para nada e um jardim de fundo que mal cabe uma piscina. Se feita com cuidado, a implantação pode criar, por exemplo, quartos que se abrem para um jardim, espaço nos fundos para um quintal super agradável, para onde as salas se abrem, e assim por diante.
Uma vez respeitadas as relações ergonômicas dos espaços e feita uma implantação cuidadosa no lote, o resultado, independente de opções estéticas, tende a ficar muito mais agradável e lógico.
Alem dessas questões primordiais, e que devem ser sempre exaustivamente perseguidas, o arquiteto pode usar muitos outros recursos para que a casa passe ao morador a sensação de ser ainda maior e mais espaçosa.
Grandes panos de vidro são sempre soluções interessantes para dar uma sensação de amplitude: trazem o externo para dentro e, se bem orientados, podem fazer com que o limite perceptível de sua casa seja o seu jardim ou, dependendo do local, uma bela vista. Se um pano grande de vidro abre para um jardim, uma boa iluminação pode valorizar esse jardim de forma que a sensação do limite da sua sala, por menor que ela seja, será o das árvores lá fora. Conviver harmoniosamente com o espaço externo, seja da rua, do visual de uma montanha ou de um jardim privativo, é algo que todo bom projeto deve buscar.

Detalhes que importam

Um bom projeto de luminotécnica, interno à construção, também tem a capacidade de realizar verdadeiros milagres na sensação de tamanho da casa. Uma iluminação bem feita em um pé direito alto, por exemplo, pode fazer com que a construção pareça muito espaçosa. Uma iluminação pontual, com luzes fraquinhas, pode dar um ar dramático e buscar revelar texturas e detalhes que de outra forma não seriam parte da sensação do dia a dia.
Materiais e cores também são variáveis que contribuem para ajudar ou atrapalhar muito a sensação de tamanho de um projeto; cores claras, por exemplo, com um material diferente estrategicamente instalado em determinada parede pode criar perspectiva, mudando completamente a sensação espacial do visitante. O tipo de piso ou a quantidade e o ritmo das divisões dele também modificam essas sensações.
O mobiliário é ainda outro item importante na obtenção dessas sensações. Um mobiliário contemporâneo, leve e etéreo? Uma mobília pesada de fazenda? Fica clara a diferença só de pensarmos nesses dois estilos.
Quando for iniciar o projeto de sua construção pense sempre, primeiro e cuidadosamente, no programa e, depois, na implantação. Sempre junto com o seu profissional. As centenas de outras variáveis que o arquiteto sugerir para desenvolver mais sensações são também questões interessantes e importantes, mas sempre virão a reboque das duas questões primordiais. O resultado de sua construção certamente será muito mais satisfatório!

Comments (2)

Boa Tarde
Entrei na faculdade de arquitetura.
Estou adorando e pesquisando de tudo para conhecer bastante .
Queria pedir dicas de livros,de tudo em geral,adoro pesquisar sobre arquitetura.
Parabens pelo blog.

Obrigada
Aline

Obrigado pela visita ao nosso blog, em breve farei um post sobre livros de arquitetura, aguardem, espero que gostem!!!