Twitter
RSS

Vida Selvagem inspira estádio da Copa 2010

O modelo do estádio Mbombela, feito pelos arquitetos da R&L Architects, no centro da Cidade do Cabo pareceria inadequado em qualquer outro lugar. A escala 1:333 é excêntrica, a vívida estampa dos assentos se assemelha à espelhos de pele de zebra e os pilares da estrutura se parecem com uma torre de girafas.



Mas é o brilho das inumeráveis continhas de vidro de que o modelo é feito que localiza o estádio com clareza na África do Sul. Mike Bell, um parceiro da firma, deu uma explicação da produção deste modelo artesanal que serve como uma analogia para o projeto arquitetônico que apresenta.  O criador do modelo foi achado trabalhando na esquina de uma Rua da Cidade do Cabo. Foram dados a ele os planos, seções e imagens em 3D, além de uma rápida instrução com uma régua de escala e depois o deixaram trabalhar. O resultado não é somente uma representação precisa do prédio em Nelspruit, Província de Mpumalanga, mas um belo trabalho de arte que captura alguma coisa de sua evolução não usual e caráter distintivo.

Em geral, o simbolismo africano no prédio é muito explícito e esta foi a intenção desde sempre. Os assentos estampados de zebra seguem um plano retilíneo que é
suavemente chanfrado nos cantos para manter uma sensação intimista de clausura. Para manter o reduzido orçamento da FIFA, que requer um estádio menor, com capacidade de 40.000 assentos, os níveis estão muito simples e a visão inteiramente clara. Entre a cavidade dos lugares e o céu existe uma fenda contínua de seis metros, que permite ventilação natural e emoldura a vista das montanhas e bosques que o cercam.

Dando suporte ao teto, existem dezoito pilares que foram minuciosamente modificados para assemelhar-se com girafas próximas a uma cobertura de acácias. O processo do design revela uma correspondência entre o desejo do arquiteto para "maximizar a africanidade" e as aulas estruturais das formas que o inspiram, apesar de quão maquinado isso possa parecer. "É uma dessas coisas ótimas onde a forma e a função realmente não estão partindo uma da outra, mas estão, na verdade, auxiliando-se mutuamente. Tão rápido quando a forma começou a surgir...ela começou a gritar "Eu sou uma girafa!". E tudo se juntou tão rápido que, a partir daí, tivemos que fazer muito pouco para que se pareça assim. Chegou ao ponto de o engenheiro querer quatro pernas na base. É uma estrutura muito estável, assim como eu penso que é uma girafa".

Comments (0)