Twitter
RSS

DICA DO DIA: Cuidados para projeto e organização de quartos de bebês


Quem já ouviu a expressão “Guardado a sete chaves” sabe que se trata de algo muito seguro e valioso. Por isso, utilizamos esta mesma expressão para decifrar uma a uma as chaves de que você precisa dominar na hora da montagem de um quarto seguro para o seu filhote.
1ª chave: Espaço
Não importa o tamanho do espaço de que você dispõe para receber seu bebê. O fundamental é que o ambiente tenha, acima de tudo, segurança. As crianças crescem muito rápido e, a cada dia, fazem novas descobertas. Por isso, muita atenção na hora de escolher a posição do berço: evite colocá-lo na frente de uma janela. O local deve ser arejado e de fácil acesso. Como diz Ana Paula: “O mais importante é oferecer um ambiente tranquilo e agradável ao seu filhinho. Você deve posicionar o berço fora das correntes de ar, e longe do sol intenso ou direto. Além disso, todas as mães sabem o quanto a disposição adequada do mobiliário no quarto influi na hora em que se precisa atender o bebê rapidamente”.
2ª chave: Piso
Escolha um piso que exija
pouca manutenção, e seja fácil de limpar. Logo o bebê estará engatinhando, e a limpeza certamente é fundamental. Os médicos não aconselham o uso de carpetes, mas, se você quiser, pode colocar um tapete antiderrapante solto sobre o piso. Para a arquiteta, o piso do quartinho do bebê deve ser, antes de mais nada, seguro e confortável. “Além da higiene na manutenção, o conforto e a segurança dos pequenos devem ser levados em conta da mesma forma. Os pisos vinílicos e os laminados são os mais indicados, pois reúnem todas as vantagens mencionadas, e podem ser facilmente adornados com tapetes antialérgicos e antiderrapantes, deixando o quartinho mais aconchegante”, aconselha.
3ª chave:Protetores de Tomadas e Portas
Esses são detalhes que fazem toda a diferença, pois as tomadas e as portas costumam exercer uma grande atração para os pequenos curiosos. Para evitar o risco de choques, cubra todas as tomadas. “Nas portas, é bom instalar fixadores que impeçam que o bebê as movimente durante o fascinante, mas perigoso, período de descobertas. No quarto da minha filha, instalei também um pequeno dispositivo de plástico, facilmente encontrado no mercado, que protege os dedinhos do bebê de um possível esmagamento”, revela.
4ª chave: Paredes e Objetos de Decoração
A decoração deve ser feita com objetos seguros feitos de materiais laváveis. Substitua os quadros por painéis de tecido ou adesivos de parede. Os quadros convencionais não são os mais indicados, pois, além de acumular rapidamente o pó em sua moldura, geralmente são grandes e pesados, e, como basta uma mãozinha curiosa para desprendê-los da parede, pode causar acidentes.



Se você optar por painéis, use tecidos com a mesma gama de cores utilizada na decoração do quarto. Já os adesivos de parede podem ser feitos sob medida nos mais variados motivos.

Outra observação importante diz respeito à quantidade de bichinhos de pelúcia para adornar as prateleiras do quarto. Segundo a arquiteta Ana Paula, as mamães adoram enfileirar uma enorme quantidade de bichinhos das mais variadas formas e tamanhos nas prateleiras e nichos dos quartos dos pequenos, esquecendo de que eles são um dos grandes responsáveis pelo acúmulo e proliferação de ácaros no ambiente. “Os bichinhos de pelúcia fazem parte do universo do bebê, mas devemos ter o cuidado de mantê-los sempre limpos para não comprometer a saúde dos pequenos, principalmente se eles forem alérgicos”, comenta.
5ª chave: Ar-Condicionado
No lugar dos tradicionais ares-condicionados de parede ou janela, o ideal seria usar um aparelho do tipo split para controlar a temperatura ambiente. Com ele, você pode regular com precisão a temperatura do quarto, e retirar o controle do alcance do seu filho. Se você optar por um ventilador de teto, coloque-o numaposição em que o vento não fique direto no berço. Nunca utilize um ventilador portátil no quarto do bebê. Mesmo que você o coloque longe da criança, o fio pode ficar ao seu alcance, bastando um puxão para o acidente acontecer.

6ª chave: Travas nos Armários
Todo o cuidado é pouco quando o assunto é criança, pois um minuto de descuido já pode ser suficiente para acontecer um acidente. As gavetas e as portas dos armários, principalmente aquelas em que você guarda os produtos de higiene e os da farmacinha do bebê, devem estar sempre travadas. Todas as marcas importantes de acessórios para bebês incluem essas travas em sua linha de produtos. Embora seu design varie conforme a marca, todas cumprem muito bem sua função.

7ª chave: Tintas e Materiais Antialérgicos
Não adianta: o rosa é a cor consagrada para as meninas e o azul, para os meninos. O ideal é pintar o quarto com cores claras e tintas antialérgicas. “Os tons clarinhos são sempre os mais adequados para a atmosfera de tranquilidade que se pretende criar no ambiente do recém-nascido. Com o passar do tempo e do desenvolvimento da criança, as cores podem ir adquirindo uma intensidade maior, correspondendo às suas necessidades de estímulo visual.”

A superfície do forro e das paredes deve ser sempre a mais lisa possível, a fim de facilitar na hora da limpeza. “Um recurso muito interessante é revestir a parede com espelho até uma certa altura, pois o bebê, antes mesmo de começar a engatinhar, já demonstra uma imensa satisfação ao enxergar a sua imagem em movimento.”
O fundamental é ter bom-senso e lembrar de que todas as escolhas devem ser feitas pensando no melhor para o seu filho. Afinal, como diz os versos da música Toda criança quer, interpretada pela Palavra Cantada: “Toda criança quer crescer… E todo mundo quer saber de onde vem, pra onde vai, como é que entra, como é que sai, por que é que sobe, por que é que cai…”.

Comments (0)