Twitter
RSS

DICA DO DIA: Organização da casa prática


“Casa prática é aquela que tem espaço para tudo o que a gente precisa e gosta. Ela acomoda bem as nossas coisas, é fácil de manter e confortável em todos os sentidos: para circular com facilidade, dar uma festa, receber alguns amigos, e, se houver crianças, é uma casa que as deixa confortáveis e livres para brincar sem culpa, sem o “perigo” de estragar a casa da mamãe”, garante a arquiteta Maria Alice Miler, designer de interiores da M4 Interiores, no Rio de Janeiro, e editora do blog Casa com Design. Tudo isso sem deixar de lado a beleza do ambiente. Portanto, o ideal, antes de tudo, é um bom planejamento. Mãos à obra!
Um toque de tecnologia
Um simples botão ou controle remoto podem fazer mágica! Quer praticidade maior? Aposte na
tecnologia. Você deve estar pensando em robôs que fazem, sozinhos, o trabalho doméstico, em uma casa no estilo “Os Jetsons”, mas não é nada tão distante do nosso presente assim. A empresa Casa do Futuro, do Rio de Janeiro, oferece serviços bem reais. “A grande jogada é que, através dos recursos da automação, as casas passam a interagir com os moradores. Assim, monitoramentos, acionamentos e avisos podem ocorrer via internet (e-mails) ou telefone (SMS, ligação), garantindo conforto, sustentabilidade e economia de tempo e dinheiro”, conta a arquiteta da Casa do Futuro, Rosana Correa.
Você pode ter uma central de aspiração a vácuo e dispensar o aspirador, se livrar das chaves e usar a digital para abrir a porta de casa, programar a luz para acender e o aparelho de som para tocar a sua música preferida assim que você chegar. É possível também acionar os aparelhos de ar condicionado através da internet, pocket PC, celular, controles universais, para você chegar em casa e encontrar os ambientes climatizados. As luzes da sua casa podem ser controladas via celular ou internet e, se você esqueceu as cortinas abertas, mas não quer que o sol estrague os móveis, pode fechá-las também via internet ou celular. Até o seu jardim pode ser regado sozinho, por meio de sensores de umidade que detectam a falta d’água e acionam os irrigadores, que utilizam água na medida certa, sem desperdício.
Falando em tecnologia, a vida pode se tornar muito mais prática apenas dedicando um tempinho à leitura dos manuais dos eletrodomésticos. Os mais modernos oferecem uma gama de utilidades que, talvez, nem passe pela sua cabeça! Você sabia que o microondas pode cozinhar arroz, tostar frutos secos, ferver leite, água, caramelizar açúcar e até fazer gelatina?
Entrando com o pé direito
Além da tecnologia, conte com a ajuda de arquitetos e decoradores para deixar sua casa prática. Começando pelo chão, existem, atualmente, dois revestimentos que concorrem entre si em termos de praticidade: os laminados de madeira e as cerâmicas. “Os laminados são fáceis de instalar e de limpar. O único ‘porém’ é que não resistem à água e à umidade. Eles também não têm alta resistência a riscos, e, portanto, a mobília não pode ser arrastada sobre eles”, ensina Maria Alice, da M4 Interiores. A dica é colar, em todos os pezinhos dos móveis, aqueles adesivos redondos de feltro. Já as cerâmicas possuem enorme variedade de tipos, formas, cores e tamanhos e são também de fácil limpeza, assim como os porcelanatos.
Os pisos de madeira – tábuas e tacos – vêm em seguida, e por último, na nossa lista de praticidade, porque, apesar da qualidade incontestável, é necessário usar algum tipo de cera periodicamente, enquanto que para a limpeza dos outros tipos de piso basta um pano úmido. Piso de madeira, só se for revestido de resina ou sinteco. Quanto aos tapetes, há uma enorme variedade de tecidos com fios mais grossos, o que facilita a limpeza. Alguns podem até ser lavados. “Há mesclas de algodão com nylon, poliéster, couro, tapetes feitos de placas de couro ou mesmo tecido, tapetes em chenile, lycra ou fios de algodão grossos, todos fáceis de limpar”, revela Maria Alice.

Comments (0)