Twitter
RSS

DICA DO DIA: Dez tipos de madeira para usar desde o andaime até a cobertura

Para o que der e vier: toras, ripas, assoalhos... A apresentação da madeira varia, assim como sua indicação de uso. Confira uma seleção de dez produtos para todas as fases da obra – do andaime à cobertura:



1. Painel de teca (0,88 x 2,25 m e 2,2 cm de espessura) para tampos e revestimento de paredes. Se usado em cozinhas e banheiros, deve receber proteção com verniz PU. 

2. Certificado pelo FSC, este assoalho de sucupira tem 2 cm de espessura, largura de 10, 15 ou 20 cm e comprimento de 1,50 a 6 m.

3. Peça de tauari com 30 cm de largura e 3,5 cm de espessura para revestir pisadas de degraus. 

4. Uma chapa de compensado de madeira de reflorestamento forma a base do piso Ecolistoni, cujo miolo emprega tiras maciças recicladas. A última camada (a que fica visível) é uma lâmina de sucupira. Com 13 ou 17 cm de largura e 30,5 cm de comprimento.

5. Por sua resistência, a peroba-rosa vai bem em estrutura de telhados. 



6. Para tapumes, escoras, marcação de canteiros e andaimes, este pínus de 2 cm de espessura é fornecido na medida 0,20 x 3 m. Também pode servir de prateleira. 

7. Tora de eucalipto com 12 cm de diâmetro para estrutura de telhados, tratada em autoclave de acordo com as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  

8. O Assoalho Customizado Peroba Mica, da recém-lançada linha Antiquity (IndusParquet), é tingido manualmente. Com 14,5 cm de largura e 1,9 cm de espessura, as tábuas medem de 0,40 a 2,80 m de comprimento. 

9. Comum em pisos e estruturas, o roxinho também compõe decks. É fornecida em réguas aparelhadas de 1,20 a 2,50 m de comprimento, 10 cm de largura e 2 cm de espessura, certificadas com selo FSC.

10. Com 18 cm de largura, 1,8 cm de espessura e comprimento variável, o assoalho de demolição do Empório dos Dormentes custa R$ 38 o metro linear. A empresa não instala, mas indica mão de obra especializada.

Comments (0)