Twitter
RSS

Uso da Alvenaria Estrutural: Quais as vantagens?

A alvenaria estrutural é um processo construtivo que pode ser empregado tanto em casas como em edifícios de múltiplos pavimentos. Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.

Já a alvenaria estrutural armada caracteriza-se por ter os vazados verticais dos blocos preenchidos com graute (microconcreto de grande fluidez) envolvendo barras e fios de aço.
Este sistema construtivo, permite a simultaneidade de etapas; pode dispensar integralmente as fôrmas; utiliza menos aço; permite acabamentos de menor espessura, face à precisão dimensional dos blocos utilizados; gera menos entulho; necessita de mão de obra menos diversificada; oferece mais segurança ao operário, que trabalha sempre por dentro da construção, entre outras vantagens.

Comments (1)

Muito bom esse sistema de construção, a alvenaria estrutural foi, está sendo e sempre será um sistema de construção com bons resultados resultados relacionado a baixo custo e qualidade de obra, desde que seja aplicada o sistema por inteiro. Desde o projeto a execução. Eng Tiago Apolinário (Agregar Concreto Moldado)