Twitter
RSS

Calcule bem sua obra e evite surpresas

Na hora de calcular a quantidade de material a ser utilizada na obra, seja construção ou reforma, arquitetos, engenheiros e técnicos são unânimes: é preciso prever bem as perdas – que ocorrem do transporte ao manuseio. O cálculo evita desperdício e a dor de cabeça de ter de voltar à loja para comprar mais e correr o risco de não encontrar o produto, em falta ou já fora de linha. A maioria dos especialistas aponta uma margem de segurança de 10%.

Essa margem de 10% é aplicável na compra das telhas de barro, de azulejos, pisos, tijolos e blocos de concreto, lembrando, claro, que é necessário investir em materiais de qualidade para evitar desperdícios e analisar cada situação, por exemplo no caso dos pisos e azulejos estampados, que consomem mais peças para compor os desenhos.
Atenção na hora de comprar o cimento, que não possui muita durabilidade, evitando armazenamento.
O rendimento da tinta varia de acordo com a marca e do material utilizado (acrílica, elástica, etc.), o melhor é calcular a área a ser pintada (altura x largura) descontando-se os vãos como portas e janelas.
(Consumo de galões = metragem quadrada X número de demãos dividido pelo rendimento por galão informado pelo fabricante).

Comments (0)