Twitter
RSS

DICA DO DIA - Redes de Segurança


Feitas para proteger os ambientes, as redes de proteção costumam transmitir tranquilidade a quem mora em apartamento.Janelas e sacadas são revestidas com a rede para que a segurança aumente, principalmente em relação às crianças.
Porém, é preciso lembrar de que as redes têm vida útil, e de que condições climáticas – como chuvas constantes – desgatam o material com que as redes são fabricadas e também afetam os ganchos de fixação, que podem enferrujar e não oferecer mais a resistência necessária.
O ideal é que seja feita uma vistoria por empresas ou profissionais especializados a cada dois anos, para avaliar as condições gerais do local e do material utilizado. No Brasil, não há normas que garantam e avaliem as redes e a instalação delas, mas o Inmetro já solicitou à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a avaliação do desempenho da rede em si e outra para avaliar sua instalação, ainda em processo de aprovação.
Se você já tem redes instaladas, fi que atento aos detalhes, como os ganchos enferrujados e as redes sem brilho. Esses são sinais claros de desgaste que requerem uma avaliação imediata do material e de sua possível substituição.



Mas, mesmo com a tranquilidade que a rede de proteção proporciona, é necessário ter cuidados extras para manter as crianças em segurança. Um deles é deixá-las longe das redes, sem cadeiras, sofás ou outros móveis por perto. Elas podem subir perto das redes, então, ensiná-las desde pequenas que o local oferece perigo é essencial.
Confira abaixo algumas dicas para escolher o melhor produto para sua residência:
- A escolha do material da rede é muito importante. As de polietileno são recomendadas pelo Conselho de Engenharia;
- Os ganchos de fixação devem ficar com a parte da abertura para frente e totalmente fechados, impossibilitando qualquer tentativa de abertura, além de que é preciso ter um nó em cada um deles;
- Procure profissionais qualificados e especializados. Peça referências e veja qual a procedência do material utilizado;
- Não se deixe levar só pelo preço. Avaliar custo e benefício é fundamental;
- A distância entre os ganchos deve ser menor que 30 cm;
- A rede de proteção deve aguentar o peso de um adulto suspenso. Então, acompanhe a instalação e, se for preciso, peça para que o técnico se pendure e mostre que a rede está realmente bem fixada. Se ele se negar a fazer isso, é porque não há garantia da eficiência do trabalho realizado nem da qualidade do material utilizado.

Comments (0)