Twitter
RSS

Arquitetos livres a partir de 11 de janeiro - Bye Bye CREA-CONFEA

Arquitetos e Urbanistas de todo o Brasil terão Conselho próprio a partir do dia 11 de janeiro, quando a lei do presidente Luis Inácio Lula da Silva aprovada em 21 de dezembro deverá ser sancionada pela já empossada presidente Dilma Rousseff. Essa é uma grande conquista comemorada por toda a categoria, que até então estava organizada dentro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Crea).


Com isso consolida-se uma vitória de 50 anos de luta da categoria que agora passa a se organizar em um conselho próprio. O Crea tem muitas profissões para fiscalizar o que impedia o trabalho de ser feito de maneira ideal. Existem diferenças no trato profissional.



A conquista política da categoria celebra ainda o fato de que desde 1981 o governo não enviava mensagens ao poder Legislativo criando conselhos. O senador José Sarney chegou a encaminhar um projeto mas o Plenário entendeu que a criação era inconstitucional já que seria essa uma incombência do presidente da República.


De acordo com o arquiteto, o Brasil possui hoje 850 mil profissionais registrados em todos os Creas. Os Arquitetos representam apenas 10% da categoria, não se trata de uma questão de quantidade, mas de perfil dos profissionais. Muitos fazem parte do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), que é uma entidade responsável pela fiscalização profissional no Brasil. Dos 24 conselheiros, quatro são arquitetos que não estão gabaritados a responder sobre a Indústria do Álcool, por exemplo. Da mesma forma, segundo ele, os engenheiros não poderiam optar sobre o tombamento histórico de um patrimônio. “São muitos profissionais de diferentes áreas regidos por um único conselho.


Ângelo Arruda, que a partir do próximo ano passa a ser vice-presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas, passa agora a ter a missão de organizar e implementar, durante um ano, os Conselhos Regionais de Arquitetura e Urbanismo, então denominados CAU´s em um período de doze meses. Neste tempo, os responsáveis pelo Crea de cada Estado deverá direcionar a verba de arrecadação dos profissionais de arquitetura para o novo Conselho.

Comments (2)

Oi Francis!
Que notícia boa! Mas pelo que eu entendi ainda temos que pagar a anuidade do CREA 2011, correto?
Se puder responder no meu e-mail: lado.arquitetura@gmail.com
ou no meu blog: http://fuimorarnumacasinha.blogspot.com
Bj

Bom dia, sou estudante de arquitetura e urbanismo e adorei o blog, é uma otima maneira de ficarmos por dentro do que acontece no mundo da construcao. Vocês deveriam postar com mais frequência. Baixei o aplicativo "ponto do arquiteto" para o meu celular, e adorei a ideia! Parabéns, muito bom!