
6 truques infalíveis para refrescar a casa
1. DEIXE O AR CIRCULAR
Não basta abrir a porta e a janela da sala. É preciso fazer o mesmo em todas as extremidades da casa, para permitir a formação de correntes de ar que levam o calor embora. Se a janela possui aberturas na parte superior (basculantes), deixe-as sempre abertas. Assim, o ar quente (que fica na parte superior do ambiente) tem como sair com mais facilidade.
2. MEXA NAS CORTINAS
Se o forro da sua é escuro, retire-o durante o verão. Cores escuras absorvem mais calor. Se a cortina for clara, mantenha-a fechada no período em que o sol estiver batendo na janela. Assim, ela rebate os raios solares para fora do ambiente. Caso esteja escolhendo uma cortina agora, lembre-se: as persianas protegem mais do calor.
3. ABRA TODOS OS VIDROS
O vidro fechado permite a entrada do calor, mas não a saída (já entrou em um carro fechado debaixo do sol?). Durante o dia, quando a casa estiver sozinha, ou à noite, feche apenas as venezianas, nunca o vidro. Assim, o ar pode circular pela casa.
4. LIBERE OS AMBIENTES
Você já reparou que os ambientes mais frescos da casa são a cozinha e o banheiro? É porque esses espaços geralmente são mais claros e vazios, e isso evita a absorção excessiva de calor. Assim, retire do quarto e da sala todos os objetos escuros e espalhados pelos cantos, além de tecidos pesados, tapetes e bichos de pelúcia. Quanto mais livres estiverem os ambientes, melhor.
5. PONHA PLANTAS DENTRO DE CASA
Elas ajudam a refrescar o ambiente. Uma boa opção é o lírio-da-paz. Procure manter a terra molhada para umedecer o ar.
6. LIGUE O VENTILADOR
Mas, lembre-se: se a temperatura do ar estiver acima de 36 graus, ele não refrescará o ambiente, apenas espalhará o calor.