Twitter
RSS

Planta Baixa: Entenda o que é e para que serve.


Sempre que nos envolvemos com projetos, sejam arquitetônicos, de reforma ou de decoração, automaticamente somos remetidos à planta baixa. Até aí tudo bem. O difícil é saber o que isso significa e para que, realmente, serve. Dúvidas normais uma vez que poucas pessoas a compreendem ou conseguem visualizar, a partir dela, a obra acabada.
    Na verdade, a planta baixa é o desenho de uma construção contendo todas as informações da edificação. Todos os ambientes são retratados, fielmente, através de suas medidas de largura e comprimento, bem como as especificações das portas e janelas com altura, largura e peitoril. Todo este detalhamento é feito em escala.
   Escala é a relação entre as dimensões de um desenho e as dimensões da peça a ser representada. Na montagem de planta baixa e cortes as escalas, normalmente, utilizadas são 1:50 e 1:100. Isso significa que a dimensão representada será, por exemplo, 50 vezes maior na realidade, ou seja, 1cm corresponde a 50cm reais. Escalas de redução são mais comumente usadas para que a visualização da peça seja possível no papel.
   Uma vez definida a escala a composição do desenho fornecerá a noção exata dos espaços, inserindo o conceito de área útil que é a área, efetivamente, utilizada por nós para viver e que, logicamente, terá peso maior.
   Para organizar uma planta baixa os procedimentos básicos sugeridos são:
1) Escolha da escala
2) Demarcação das paredes
3) Representação da projeção dos beirais
4) Representação da posição e das dimensões das esquadrias bem como dos arcos que demarcam as aberturas das portas
5) Representação das louças sanitárias
6) Representação dos pisos frios
7) Representação de textos e cotagem
   E não esqueça de informar a escala que foi usada na representação.
   Entretanto, dependendo do tipo de obra que estamos executando,projetos complementares como de iluminação, elétrica e hidráulica que fornecerão a localização dos pontos a serem explorados como, por exemplo, os focos de luz que serão usados para destacar quadros, poderão ser necessários. Mas, como são plantas técnicas, devem ficar a cargo de um profissional capacitado para a leitura. 
   Assim, a grande vantagem da planta baixa é dar uma clara visualização do que vamos construir, reformar ou do ambiente que estamos decorando. Uma vez que nos permite fazer uma adequação correta dos móveis a serem utilizados. Pois eles também podem ser representados, em escala, dentro da planta baixa, ajudando a identificar a necessidade da fabricação de móveis sob medida, por exemplo. E servirá, principalmente, como ferramenta facilitadora no processo de discussão e execução das ideias com o profissional escolhido para realizar o projeto.
   Para a execução do projeto a planta baixa executiva será o instrumento guia para o empreiteiro. Tudo o que será feito deverá estar representado com as medidas, absolutamente, corretas. Por isso, se for usar o computador para desenhá-la, use o Autocad que é o programa ideal para este tipo de trabalho. Os outros são mais indicados para ajudar na visualização da obra acabada privilegiando o layout   não servindo como instrumento executivo. 
  Com todas as informações assimiladas é só ir em frente e começar a usar esta poderosa ferramenta facilitadora de tarefas.

Comments (4)

Muito boa a matéria sobre a planta baixa. Me ajudou muito para ter uma base sobre o que eu terei que estudar. Ótima Matéria.

gostei bastante das informações, o blog mandou bem Parabéns !!

Muito bom. Ajudou muito!
Obrigado.

Estou com uma dúvida. Comprei um projeto arquitetônico com planta baixa e 3D. Paguei 4770,00 para uma casa residencial de 200 mts quadrados. E quando as arquitetas foram me o tal projeto, simplesmente entregaram um arquivo da planta baixa em .PDF. E para assinar esse projeto e providenciar tds documentos para aprovacao na Prefeitura querem mais 4 mil reais.
Consegui um engenheiro que assina e providencia essa documentação por um valor muito menor.
Para tanto, ele pediu o arquivo. Dwg do projeto e fui solicitar para as arquitetas e dizem q não compramos tal arquivo.
Sou leiga no assunto, e hj já estou me considerando até burra por ter caído nessa furada.
Gostaria de saber de alguém especialista no assunto se elas tem razão, se não tem a obrigação de me entregar esse arquivo. Dwg?
Estão inclusive ameaçando de plágio caso eu não passe o nome do engenheiro que irá assinar. Podem alegar que estamos copiando projeto criado por elas.
Não consigo entender, eu paguei por tal projeto, pela planta baixa. Elas podem realmente fazer isso comigo?
Estou pensando seriamente em procurar um advogado e ver o que pode ser feito. Mas antes queria uma opinião se eu estou equivocada ou se elas estão querendo aproveitar da situação.
Estou até desanimada com minha construção. Não gosto de coisas que começam errado...
Obrigada!