Twitter
RSS

Alvenaria Gabaritada - Sistema construtivo inventado por maranhense

Em tempos de grande expansão no setor da construção civil, empresários de todo o país buscam alternativas diferenciadas para se destacar no mercado. Com a criação de vários programas habitacionais do poder público nos últimos anos, o setor tem enfrentado a escassez de requisitos fundamentais ao seu funcionamento, entre eles, mão-de-obra especializada e tempo.


No Maranhão, o empresário Juraci Carvalho solucionou esses dois problemas e ainda agregou à sua obra, qualidade e inclusão social. Nos canteiros de obra da LN Construções (Grupo Lua Nova), ele e sua equipe desenvolveram uma tecnologia que pode modificar definitivamente a rotina de uma construção.
A Alvenaria Gabaritada como foi registrada a invenção, substitui a mão-de-obra especializada masculina, pois não necessita conhecimento sobre prumo, esquadro e nível, inserindo mulheres leigas no processo de alvenaria; proporciona uma economia de tempo de mais de 70% comparada ao método comum; valoriza matéria-prima local e ainda evita o desperdício de material de construção.

Ouvindo a explicação do empresário, o processo parece que é tão simples, que é impossível não se perguntar: “por que ninguém pensou nisso antes?”. A alvenaria que muitos de nós conhecemos baseia-se em um meticuloso e complexo sistema de linhas e medidas para garantir o alinhamento da parede. No método criado por Juraci Carvalho, é montada uma estrutura de metal (gabarito) semelhante a um andaime na parte interna dos alicerces da casa, a partir dessa estrutura, os tijolos podem então ser encaixados seguindo a direção indicada pelas barras de ferro, sem exigir qualquer conhecimento técnico de alvenaria do profissional – e é aqui que entra a mão-de-obra feminina.


Outra inovação ainda neste processo é a substituição do cimento pelo gesso na argamassa que fixa os tijolos. A idéia de utilizar este material especificamente se deu por sua alta capacidade de secagem e de aderência, além disso, ele é produzido em escala industrial no interior do Maranhão nos três grandes pólos de Grajaú, Codó e Coelho Neto, o que facilita o transporte do material e movimenta a economia do estado.



Saindo do processo da alvenaria, o reboco também foi adaptado para agregar celeridade e qualidade à obra. A colher de pedreiro perde espaço na construção para as máquinas a jato, que projetam a massa contra a parede, preenchendo todos os espaços deixados na alvenaria. No procedimento comum do reboco, esses espaços não são devidamente preenchidos e a estabilidade da parede fica comprometida se comparada ao método mais moderno.


O que se vê na nova metodologia desenvolvida pela construtora maranhense é uma economia de tempo imensa, grande eficácia no processo de produção e um imóvel de qualidade como resultado. A idéia do empresário Juraci Carvalho já está sendo patenteada, mas ele afirma que a principal satisfação do grupo é contribuir com o desenvolvimento tecnológico do estado e levar a tecnologia maranhense para os grandes canteiros de obra nacionais, além de oportunizar às mulheres, a conquista de mais esse espaço no mercado de trabalho.


Tempo



-Tempo de montagem de gabarito = 1 hora*



-Alvenaria comum = 20m² a 25m² por dia (dois homens)



-Alvenaria gabaritada = 10m² por hora (duas mulheres)



*Imóveis de até 40m².

Comments (1)

Tem um sistema muito inteligente, que faz uma casa por dia, sem gerar entulhos, e o produto final é uma casa com paredes de concreto, robusta e resistente.
São formas plásticas muito fáceis de montar.
Vale a pena conhecer.
Veja em www.tecwall.com.br

Fabio Quatrochi