Twitter
RSS

Caixas d'água: saiba como escolher!


As caixas d'água possuem diversos tamanhos e formatos. Entre os modelos mais populares estão os fabricados em polietileno e polipropileno e é possível encontrar caixas pequenas ou com grandes capacidades, para até 25 mil l.
A escolha do reservatório depende da necessidade de armazenamento da habitação ou empresa. Outras variáveis, como as condições do local de instalação, as características de abastecimento da região, manutenção e preço também podem influenciar na escolha.
Em geral, alguns compradores optam por adquirir produtos que oferecem volumes de armazenamento maiores, para garantir a água em períodos de corte de abastecimento, por exemplo. Já nas empresas, há uma crescente busca por tecnologias que fazem o reaproveitamento e a captação de água das chuvas, em modelos de cisternas ou tanques menores que armazenam a água e ocupam pouco espaço.
Na hora da compra, avalie se os fabricantes oferecem os manuais sobre como são feitas as instalações. E não deixe de levar em consideração o local de instalação, que deve ser de fácil acesso para a manutenção e limpeza. O ideal é uma base de concreto plana e que suporte o peso e a pressão da água, evitando que o produto seja danificado.

Confira as principais características de cada tipo de caixa d'água


Polietileno

A caixa d'água acondiciona até 15 mil l. Em geral, as peças são leves, flexíveis e empilháveis, o que facilita o manuseio, o transporte e a instalação. 







Poliéster reforçado
Vendido sob encomenda, o reservatório é fabricado em resinas de poliéster reforçado com fibra de vidro e em módulos encaixáveis, que podem ser montados diretamente no local de instalação. Além disso, o cliente pode solicitar a personalização da caixa d'água, ou seja, adequar o tanque de acordo com o espaço disponível para instalar a peça. Suporta armazenagem de até 500 mil l de água. O preço varia conforme o projeto.

Fibra de vidro
As peças são oferecidas em diversos tamanhos e formatos, sendo possível encontrar reservatórios com capacidades que variam entre 310 l e 25 mil l.








Cisternas
Com capacidade de armazenagem de 3 mil l a 5 mil l, os modelos de caixas d'água para captação de água de chuva são uma alternativa para obras novas, pois necessitam ser instaladas no solo, em cova rasa. Há também no mercado tanques mais estreitos, ideais para quem está com a obra pronta ou que não dispõe de espaço para acoplar um novo reservatório. O modelo também é bastante utilizado por quem deseja ter uma cisterna mas está com sua obra finalizada, pois pode ser instalada na lateral de uma residência ou encostada em um muro. Disponível em versões com capacidade para 2 mil l.

Comments (1)

Prestamos serviços de limpeza de caixa de água com qualidade comprovada pelo nossos clientes. Agende uma avaliação para limpeza de caixas dagua e higienização de reservatórios para a sua empresa. Saiba mais sobre limpeza de caixa dágua.