Twitter
RSS

Rede Social para arquitetos auxilia o networking

No Brasil, o uso de novas tecnologias e de mídias sociais tem alcançado um número cada vez maior de público e um exemplo disso é o mais recente site criado pela revista Arquitetura e Urbanismo, o aU em rede. Lançado no início deste ano, a rede possibilita um espaço de interação entre profissionais e estudantes de arquitetura, melhorando o networking dos usuários.

A participação brasileira nesse tipo de rede é mais recente do que em países europeus, onde a publicação de projetos de arquitetura em comunidades online já acontece há mais de cinco anos. Esses espaços da internet têm como fator mais determinante a interatividade, atendendo a necessidade de cada usuário e oferecendo links para publicação de projetos e obras de forma gratuita.
A interação com outros participantes da rede e a possibilidade de compartilhar ideias e projetos, fotos dos espaços internos e externos de uma construção tornam os sites mais ousados. É muito importante este tipo de publicação, porque também abre oportunidades de conhecimentos com fornecedores e clientes. O acesso é rápido, sem custos, permitindo comentários e gerando muitas vezes um verdadeiro fórum de opiniões, entre professores e estudantes. Só traz benefícios, aproximando pessoas, ideias e opiniões.
Abrangência da rede
O projeto aU em rede, segue as mesmas tendências do modelo utilizado internacionalmente, criando uma identidade jovem, porque além de oferecer os links gratuitos de publicação aos profissionais, abriu um campo também aos designers e estudantes.
Qualquer pessoa pode ter acesso ao site, mas para interagir com quem publica fotos e trabalhos na página é preciso se inscrever, criando uma conta com senha de acesso, que permite trocar informações com outros participantes da área ou pessoas interessadas em arquitetura e construção.
A rede aU oferece três diferentes interações aos internautas. A primeira, meu perfil, é uma seção onde podem ser publicadas informações profissionais, sites e endereços de emails pessoais. A segunda opção, portfólio, é um espaço de exposição dos trabalhos desenvolvidos pelo usuário. Neste ambiente é permitido publicar fotos e maquetes de trabalhos. E, na terceira seção chamada de olhares, podem ser criados álbuns de projetos que já tenham sido referência no país, por exemplo, convidando um profissional renomado a participar.

Comments (0)