Twitter
RSS

CAU - CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Nos Jornais:
APROVADA NO SENADO A CRIAÇÃO DO CAU - CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO

A proposta de regulamentação do exercício da arquitetura e do urbanismo, e a criação dos respectivos conselhos federal e regionais, foi aprovada na quarta-feira (05/12), no Plenário do Senado. A partir de agora o projeto de Lei será levado ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sanção presidencial. Os arquitetos esperam que a sanção seja feita no próximo dia 15 de dezembro, dia do aniversário de cem anos de Oscar Niemeyer.

Atualmente, os arquitetos participam de um conselho com mais de 300 modalidades profissionais. "Desta forma, é impossível ser eficiente. Agora, o CAU ficará exclusivamente voltado aos interesses de arquitetos, urbanistas e paisagistas", afirma o presidente da Asbea, Ronaldo Rezende. Com representação federal, terá o poder de fiscalizar a atividade profissional e defender a boa ética e a qualidade dos projetos.

O projeto (PLS 347/03) é de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP). Pela proposta, os conselhos regionais (Creas) e o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) serão desmembrados. Um novo órgão, formado por arquitetos e urbanistas, cuidará de todas as questões que envolvem a profissão, desde formação, registro e fiscalização, até a conduta ética, responsabilidades, atribuições e atuação diante do poder público.

O pleito dos arquitetos no Brasil, que tem mais de 50 anos, é reivindicado pelas cinco entidades de representação nacional: Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), FNA (Federação Nacional dos Arquitetos), Abea (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo) e Abap (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas).

Assim que assinado pelo poder Executivo, as entidades representativas dos arquitetos e as câmaras de arquitetura do atual sistema terão 520 dias para elaborar o modelo operacional do novo Conselho dos Arquitetos.

Pleito antigo da categoria, vamos ver se vai funcionar (pior que o Crea, impossível!) e se os anseios e desejos dos Arquitetos serão atendidos. Mais, ainda, se o CAU não será mais um "cabide de empregos" para os amigos do rei.
Enfim, e são tantos, teremos 520 dias para sabermos o que virá por aí.

BEM-VINDO SEJA!!!

Comments (0)