Twitter
RSS

Uso da Alvenaria Estrutural: Quais as vantagens?

1
A alvenaria estrutural é um processo construtivo que pode ser empregado tanto em casas como em edifícios de múltiplos pavimentos. Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.

Já a alvenaria estrutural armada caracteriza-se por ter os vazados verticais dos blocos preenchidos com graute (microconcreto de grande fluidez) envolvendo barras e fios de aço.
Este sistema construtivo, permite a simultaneidade de etapas; pode dispensar integralmente as fôrmas; utiliza menos aço; permite acabamentos de menor espessura, face à precisão dimensional dos blocos utilizados; gera menos entulho; necessita de mão de obra menos diversificada; oferece mais segurança ao operário, que trabalha sempre por dentro da construção, entre outras vantagens.

Manutenção de Fachadas

0

Não há dúvidas de que um ambiente bonito, funcional e confortável favorece o bom desenvolvimento do trabalho dos funcionários de uma loja e estimula as compras por parte dos clientes.
Essa preocupação, é claro, deve estar presente em todo o conjunto da loja, desde seus depósitos e áreas de serviço, passando pela área de vendas até alcançar a fachada. Isto demonstra a preocupação do empreendedor com os detalhes e com certeza, em um mundo altamente competitivo, são os detalhes que fazem a diferença.


Daí a importância de que uma loja já tenha uma boa apresentação naquela sua parte que pode ser considerada um verdadeiro cartão de visitas: a fachada.

Vale a pena investir em um Arquiteto para evitar problemas

0
A falta de um projeto e o pior, um projeto executado por alguem que não seja capacitado para tanto pode ser comparado à auto-medicação – pode dar certo, mas envolve muitos riscos, portanto, não vale à pena.

Nos condomínios, ocorrem problemas de vizinhança. Sem orientação profissional, não é possível seguir as normas técnicas exigidas. Até a disposição incorreta de uma janela prejudica o vizinho;
Como leigos, não sabemos identificar o tipo de solo e construímos fundações inadequadas ao tipo de terreno. No futuro, a casa poderá rachar e trincar;

Ter luz natural e ventilação é importante para uma casa saudável, todos sabemos. Difícil mesmo é saber a face certa para voltar as aberturas, aproveitando tudo isso;
Não há projeto hidráulico. Resultado provável com a casa pronta: falta de pressão de água nas torneiras e mau cheiro subindo do esgoto;
Também dispensamos projeto de elétrica. Depois culparemos nossos equipamentos e eletrodomésticos pela sobrecarga de energia ou por curto-circuito;



Aço Inoxidável: Manutenção

0
O aço inoxidável está cada vez mais presente nos lares, seja em metais sanitários, talheres ou corrimãos, móveis e objetos de decoração, e apesar da sua resistência e durabilidade, é preciso alguns cuidados para mantê-lo sempre bonito.Os melhores produtos para conservação do aço inox ainda são a água, os detergentes suaves e neutros, removedores à base de amônia diluídos em água morna, para aplicação sempre com um pano macio ou esponja de nailon, nunca materiais abrasivos.
A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto, e essa limpeza rotineira remove facilmente as sujeiras mais comuns. Mas para a manutenção completa, existem alguns procedimentos infalíveis para deixar as peças em aço sempre com cara de novas;
Para evitar manchas de dedos, aplique óleo mineral na superfície. Para conservar o inox com acabamento espelhado pode se usar produtos específicos para limpeza de vidros.
Manchas de óleo e graxa são facilmente removidos com produtos à base de alcool isopropílico e acetona.

Espaços multifuncionais garantem melhor aproveitamento

0
Nunca se personalizou tanto uma residência como nos dias de hoje. Porém, além de agradar, todos os ambientes devem funcionar com multiusos.
Os ambientes são de multifunções. Por exemplo, o living deve não só receber bem as visitas como permitir que se faça dele, por falta de outro espaço, um home office.
Logo, deverei ter mesa e computador “disfarçados” em estantes fechadas/versáteis ou ainda uma mesa de refeições quadrada e pequena que aumente e se transforme em mesa para uma pequena reunião, tudo sem sacrifício ou “bagunça” na transformação dos espaços. Todas essas ações deverão ocorrer de forma muito simples.

A iluminação deverá permitir alterações da intensidade luminosa com dimmer, para que se possa escolher a intensidade de luz ideal para executar o trabalho ou para conversar com amigos e a poltrona sempre deverá estar por perto desse computador.

Comunicação Visual: A identidade do projeto

0
A comunicação visual tem como função básica identificar o ambiente, setorizar espaços, organizar fluxos, de forma prática e funcional, afinada com a necessidade e possibilidade de comunicação institucional. Atua no processo criativo em conjunto com o projeto arquitônico e com as diretrizes de marketing.

O projeto de comunicação visual, concebe a identidade visual da empresa, que por sua unidade agrega valor à marca e consequentemente à própria empresa, constituindo ao final numa valorização visual.
O arquiteto Francis Junior dos Santos, trabalha em sintonia com o cliente em busca do projeto ideal, procurando as melhores soluções, dentro do custo estimado. Unindo arquitetura ao design gráfico, com o foco de desenvolver sistemas de identidade visual, para encontrar e concretizar soluções.

Aplicativo Ponto do Arquiteto para celulares Nokia

0
Pra você internauta, que dispõe de um aparelho celular Nokia, já está disponivel um aplicativo "Ponto do Arquiteto". Mais uma forma de você internauta que frequenta o nosso blog acompanhar as novidades, dicas, informações nesse espaço democrático e informativo. Acesse diretamente do seu celular a loja "Ovi Nokia", click no banner a direita da sua tela em nosso blog ou click no link http://store.ovi.com/content/47475 parfa fazer o download do app.

Tipos de paisagismo

0

O paisagismo não é apenas a criação de jardins através do plantio desordenado de algumas plantas ornamentais, é uma técnica artesanal aliada à sensibilidade, que procura reconstituir a paisagem natural dentro do cenário devastado pelas construções. Tem a finalidade de promover a integração do homem com a natureza, facultando-lhe melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente. 
E são vários os tipos de técnicas do paisagismo, como o Paisagismo Rodoviário, que é a integração da estrada à paisagem a qual ela atravessa; o Paisagismo Rural, não somente associado à beleza, como também às praticas preservacionistas.
Nas grandes cidades os mais requisitados são o Paisagismo Urbano, com a intenção de criar ambientes para áreas de lazer, áreas para prática de esportes, meditação, estudo e entretenimento, e o Paisagismo de Áreas Internas, que complementa a decoração, podendo ser visto em jardins internos, jardins em terraços, sacadas e áreas de recreação.Porém, para cada estilo de paisagismo existem regras e métodos de cultivo que evitam problemas e precisam ser analisados, por isso, o melhor é contratar um profissional. 

Calcule bem sua obra e evite surpresas

0
Na hora de calcular a quantidade de material a ser utilizada na obra, seja construção ou reforma, arquitetos, engenheiros e técnicos são unânimes: é preciso prever bem as perdas – que ocorrem do transporte ao manuseio. O cálculo evita desperdício e a dor de cabeça de ter de voltar à loja para comprar mais e correr o risco de não encontrar o produto, em falta ou já fora de linha. A maioria dos especialistas aponta uma margem de segurança de 10%.

Essa margem de 10% é aplicável na compra das telhas de barro, de azulejos, pisos, tijolos e blocos de concreto, lembrando, claro, que é necessário investir em materiais de qualidade para evitar desperdícios e analisar cada situação, por exemplo no caso dos pisos e azulejos estampados, que consomem mais peças para compor os desenhos.
Atenção na hora de comprar o cimento, que não possui muita durabilidade, evitando armazenamento.
O rendimento da tinta varia de acordo com a marca e do material utilizado (acrílica, elástica, etc.), o melhor é calcular a área a ser pintada (altura x largura) descontando-se os vãos como portas e janelas.
(Consumo de galões = metragem quadrada X número de demãos dividido pelo rendimento por galão informado pelo fabricante).


Acabamentos: Como economizar

1
É consenso entre os profissionais das áreas de arquitetura e decoração que a finalização da reforma ou construção está na lista dos maiores gastos. São tantas as opções em acabamentos que realmente podem estourar o orçamento previsto.

Mas, devido à essa ampla gama de opções, é possível economizar e reduzir os custos; evite comprar materiais de acabamento da moda, prefira os tradicionais, que além de serem mais baratos, são mais fáceis de repor. Materiais de acabamento nobre mais barato podem ser encontrados em fornecedores do produto e em promoções de lojas especializadas.
Outra boa sugestão é optar pelo piso de cimento queimado, que podem substituir mármores e granitos em locais que pedem resistência a um custo baixo. Existe no comércio o "Tecnocimento", de secagem rápida, composto por cimentos especiais, pó de quartzo, resinas, aditivos de alta performance e compostos estruturais, além da opção de cores, bem variada.
O entulho da obra também é garantia de economia; alguns materiais podem ser reutilizados, por exemplo os pedriscos que sobram da peneiração da areia podem virar um caminho charmoso no jardim.

Decoração x Problemas Alérgicos

0

A decoração de um ambiente deve levar em consideração vários fatores, como a harmonia entre os objetos, a funcionalidade com relação ao espaço e, principalmente, envolve uma questão de saúde.


Na hora de pensar na decoração do quarto de crianças com problemas respiratórios ou alérgicos a regra continua sendo de criar um ambiente quase vazio. Porém, há opções de revestimentos e itens de decoração que colaboram com a disciplina de limpeza necessária para evitar crises e deixam o lugar mais bonito e confortável.
Uma boa opção é a cortina rolo blackout da Luxaflex, feita de tecido PVC, controla a luminosidade permitindo que as janelas fiquem abertas (contribuindo com a circulação do ar) e também é lavável. À venda nas melhores casas do ramo.
Nas cabeceiras, revestimento de móveis e paredes, opte por painéis laqueados, que além do acabamento bonito, é fácil de limpar; basta uma flanela umedecida com álcool para retirar a poeira da superfície, exija projetos em painés, divisórias, revestimentos e estruturas especiais sob medida. São procedimentos simples que devem ser fazer parte do dia a dia dos alérgicos, garantindo melhor qualidade de vida.

Usar a cor preta em cozinhas... nova tendência.

0
Arquitetos e decoradores que participam da Casa Cor São Paulo abriram mão do branco na hora de decorar cozinhas, lavanderias e até salas. Segundo os profissionais a nova tendência é o preto.


Manutenção de parede de tijolo aparente

0
A parede de tijolo aparente confere um ar rústico que nunca vai sair de moda, além de garantir conforto térmico e acústico.

 Mas, a parede ou externo da casa com tijolos aparentes precisam de manutenção para manter limpo e aumentar a durabilidade. No caso da limpeza o indicado para retirar o limo é uma solução de 30% de cloro e 70% de água, passados com uma vassoura de piaçava. No caso das manchas que persistirem você pode utilizar uma lixa de madeira número 36 e fazer os reparos usando talhadeira ou formão, sem trincar os rejuntes, trocando-as por outras do mesmo tamanho e tonalidade.
 Não esquecendo, claro, que é necessário impermeabilizar os tijolos para retardar o desgaste do material, protegendo-o de interpéries.