Twitter
RSS

DICA DO DIA: "Churrasqueiras"

0
Antes de mais nada, a churrascada exige espaço adequado e um equipamento eficiente. Eficiência, nesse caso, significa capacidade de suprir a demanda de serviço associada a um ótimo preparo de carne.O ideal é que o grelhado, seja de carne de boi, porco ou frango, fique macio e suculento. Isso só é obtido quando o calor é produzido por brasas, e não por chamas, que tostam a carne por fora e a deixam crua por dento. Quando dimensionada corretamente, além do óbvio prazer gastronômico, a churrasqueira oferece economia de tempo e carvão.
O bom funcionamento de uma churrasqueira depende diretamente de dimensões adequadas ao uso. Os modelos mais utilizados são os pequenos, com 120cm de comprimento, 80cm de profundidade, 160cm de altura e coifa de 120cm de comprimento por 60cm de altura. Há uma opção ainda menor, com 100cm de comprimento, 80cm de profundidade e coifa com 100cm de comprimento e 60cm de altura, ideal para espaços reduzidos e famílias pequenas.
A distância entre a carne e as brasas depende do carvão. Quanto maior a quantidade, mais longe devem ficar os alimentos. Assim, as modernas churrasqueiras vêm com a possibilidade de controlar a altura da grelha, por meio de sistemas de graduação, na forma de prateleiras reguláveis ou a partir de manivelas e correntes.
Os modelos pré-fabricados, para revestimento em alvenaria, seguem alguns padrões de tamanho, como a capacidade da grelha, relativa à quantidade de pessoas a ser atendida. As menores costumam comportar grelhas de 60cm de comprimento por 35cm de largura e as maiores, 90 por 45cm.
Em alvenaria ou pré-fabricada, a montagem de um churrasqueira, todavia, exige alguns complementos. Primeiro, uma cobertura, mesmo num local ao ar livre - uma boa idéia é o quiosque -, para proteção contra o mau tempo. Ao lado, deve-se prever a instalação de uma bancada e de uma pia, sob as quais possam se guardar carvão, sal e temperos. Pontos de água e luz são tão indispensáveis quanto facões e espetos.

Setor de shoppings prevê mais 32 unidades até 2009

0
Impulsionada pelo aumento do crédito e do consumo das famílias, a indústria de shopping centers prevê a construção de 32 novos empreendimentos até o fim de 2009, segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Cerca de 40% das novas unidades serão construídas no Estado de São Paulo.
Com as construções, o total de shoppings no país chegará a 399 no fim do próximo ano. Estudo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) afirma que o setor vive hoje uma fase de consolidação, proporcionada pela entrada de investimento estrangeiro e pelo processo de abertura de capital.
Os novos investidores que aplicaram recursos no setor apostam no crescimento da renda da classe média no Brasil. Estudo do banco Goldman Sachs, citado pelo BNDES, afirma que a classe média brasileira deve dobrar de tamanho até 2015, o que teria impacto significativo no mercado e nos padrões de consumo.

Tá faltando espaço para o jardim? Que tal um quadro vivo!?

0
A falta de espaço e de tempo ou o mau jeito para cuidar das plantas fazem com que muitos deixem de lado o sonho de ter um jardim, embora sintam a necessidade do verde e da beleza que a natureza proporciona.

O Quadro Vivo é um jardim vertical móvel e autônomo em que diferentes composições de plantas naturais são contidas por uma moldura especial. Comercializados por peça, apresentam formatos e tamanhos padrão.
O Quadro Vivo pode ser instalado (sem obras) em qualquer parede que receba boa luminosidade. Tem um sistema de rega automático embutido na própria moldura/estrutura do quadro composto de um reservatório próprio, que permite a circulação da água das regas, distribuindo-a uniformemente entre as plantas e recolhendo o excesso para ser usada novamente, sem ocasionar vazamentos nem umidade. Um microcomputador se encarrega de gerenciar toda a necessidade hídrica das plantas.

Extremamente belos, os Quadros Vivos são uma excelente solução para áreas internas ou externas, onde o verde e a praticidade se fazem necessários. Não necessitam de pontos de água e energia próximos, e estão disponíveis em diferentes tamanhos, acabamentos e cores.


Correios lança selos com obras de Oscar Niemeyer

0
O Memorial da América Latina e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, ambos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, serão as estampas de um bloco com dois selos que os Correios está lançando. O intuito da emissão é homenagear um dos grandes nomes da arquitetura mundial, que, com habilidade no manejo das formas, criou obras monumentais.
A arte do bloco, elaborada por Cris Alencar, remete a uma folha de rascunho, simbolizando os traços desenhados pelo arquiteto Niemeyer. Os selos começam com linhas simples nas laterais, configurando o esboço dos projetos, até que, ao centro, as obras tomam aspecto real, apresentando no primeiro selo o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, com sua futurista rampa de acesso. No segundo selo é mostrado, ao fundo, o Memorial da América Latina e, em primeiro plano, a estátua da mão espalmada, um dos novos ícones da capital paulista, ostentando o desenho do mapa da América Latina, em vermelho. O fundo do bloco - que não é utilizado na postagem - retrata, em preto-e-branco, monumentos construídos em Brasília.

DICA DO DIA: "Cimento Queimado - Como fazer"

3
Inicialmente, é necessário preparar um contrapiso com argamassa de areia, cimento (proporção 5:1) e água suficiente para a massa ficar macia. Depois, aplica-se uma "nata", ou seja, mistura de cimento branco estrutural com água, sobre a base já nivelada. A nata é regularizada e queimada com desempenadeira de aço, em movimentos circulares. Após a secagem, o piso é polido manualmente com lixa fina e lavado com água e sabão de côco.
Para dar brilho e impermeabilizar, é necessário passar, no mínimo, seis demãos de cera incolor. O resultado é um piso com pequenas ranhuras, com aspecto rústico. Para um acabamento uniforme, é necessário usar juntas de dilatação de madeira ou de plástico.

Isolamento acústico: "Projetar para isolar".

0
A melhor solução para cortar o mal da poluição sonora pela raiz é fazer um projeto arquitetônico contemplando o isolamento acústico.
Passos de crianças no piso superior descem pelas paredes e fazem vibrar os pilares e os nervos. Na rua, cães de latido estridente e freadas na ladeira tornam o sono mais difícil. Para virar barulho, basta que o som incomode alguém; e, para se proteger dele, há inúmeras formas de equipar a casa. "Janelas e portas de vidros duplos em esquadrias vedadas com borracha, mantas de lã mineral [vidro ou rocha] associadas a sistemas de "dry wall" [gesso acartonado] e pisos com espumas entre a laje e o contrapiso".
Mas, para dormir com um barulho daqueles, pode ser preciso "perder o sono" por outra razão: o "ruído" no orçamento.

Silêncio projetado

Um bom projeto estrutural e arquitetônico fala mais alto: evitar janelas para playgrounds, quadras ou ruas muito movimentadas e engrossar estruturas, paredes ou lajes entre pavimentos.

Sons graves, como latidos, não são totalmente isolados por vidros duplos. Ter árvores ao redor do prédio para reduzir o barulho da rua é de eficiência contestável, e mais aconselhável a alvenaria de tijolos maciços cerâmicos como silenciador.

A ventilação do ambiente também não deve fazer barulho. Um sistema de ar condicionado "split" [R$ 1.500, em média, o aparelho], mais silencioso, é mais caro que o convencional, mas compensa tanto no gasto com energia elétrica como no nível de ruido! Em pisos e paredes, carpetes, tapetes e papel de fibra de vidro absorvem o som e aliviam o ouvido.

DICA DO DIA: "Iluminação - detalhes em evidência!"

0
Conforto visual, sensações diferenciadas e até ilusões. Estes são alguns efeitos conseguidos com um projeto de iluminação. Além disso, ele pode resolver questões técnicas referentes à quantidade de luz e consumo de energia.
O maior diferencial de um bom projeto de iluminação é como ele vai evidenciar a arquitetura, o espaço e não somente objetos ou quadros. O custo deste serviço, segundo ele, varia de 30% a 40% do valor de um projeto de arquitetura.
No entanto, é possível melhorar a iluminação do ambiente com algumas dicas simples. Em uma sala com pé-direito baixo, para dar mais altura, o ideal é posicionar a luz para cima. Para iluminar a mesa de jantar não é necessário usar exclusivamente luminárias pendentes, elas são úteis quando se quer criar uma relação entre a mesa e o espaço.
Quando se quer iluminar um quadro, ou uma obra de arte, o objetivo é criar uma uniformização de luz em toda a peça. Portanto, colocar luminárias com incidência direta sobre uma tela deixa a luz refletir em apenas uma parte dela e o restante permanece na penumbra.

DICA DO DIA: "Como escolher o revestimento ideal".

0
Na hora de escolher um revestimento para sua casa, algumas considerações devem ser feitas para que você não se arrependa, depois, dos resultados obtidos:

1. Escolha apenas materiais de ótima qualidade e de renome no mercado e evite surpresas desastrosas no final de sua obra;
2. Verifique se o PEI do produto está adequado ao local onde ele será assentado (no caso de revestimento cerâmico). Assim você garante a beleza e durabilidade do material assentado;
3. Sempre utilize mão-de-obra especializada; isso também garantirá sua satisfação e evitará dores de cabeça posteriores;
4. Certifique-se de que o produto é de fácil limpeza e manutenção, pois o dia-a-dia sempre é uma prova de fogo para a sua satisfação;
5. Considere a durabilidade do produto. Lembre-se: durabilidade = economia. Se o produto não for durável, mais vezes você precisará trocá-lo;
6. Verifique se o produto é antialérgico. A vida moderna nos expõe a uma série de dificuldades todos os dias. A alergia é uma delas. Não exponha sua família a esse risco.
7. Escolha produtos antiinflamáveis. Esse é um fator de segurança. Você não acha importante?
8. Observe se o produto lhe dará versatilidade de decoração. Sim, porque o produto tem de ser durável, mas a sua criatividade pode mudar a todo momento.
9. Qual o efeito que você pretende dar ao seu ambiente? Se é rústico/agreste, procure produtos cotto e/ou pedra; se é clássico, produtos brilhantes etc.. Isso é muito importante, pois garante uma escolha feliz e acertada. Bem, essas são algumas perguntas e considerações que você deve fazer antes de escolher o revestimento da sua casa, seja ele cerâmico ou não. De qualquer forma, não ignore seu feeling e bom gosto.

O que é a PAGINAÇÃO?

É a arte de jogar com formatos componíveis, formando desenhos de juntas (paginações de juntas) com a finalidade de decorar os ambientes, chegar sem cortes às janelas e dar um acabamento mais profissional ao ambiente. Transforma os ambientes em uma bela obra de design.

Onde podemos aplicar PRODUTOS BRILHANTES?

Somente e exclusivamente em áreas internas limpas ! O uso de brilhos espelho está confinado a paredes e a pavimentos internos, protegidos, limpos. Interiores protegidos significa interiores residenciais que estão absolutamente protegidos de contato com abrasivos que possam danificar seu brilho

O que é um PRODUTO BISOTADO?

É um produto com as bordas chanfradas, para dar um acabamento melhor e mais bonito.

Qual o PEI indicado para o meu ambiente?

Apesar da classificação dos produtos por classe de abrasão superficial ( PEI ) ser muito difundida, nossos produtos são classificados prioritariamente por local de uso. Esta classificação contempla, além da Resistência à abrasão superficial, a dureza e características do esmalte, resistência mecânica, resistência ao atrito dinâmico (COF), etc.
De forma geral os produtos podem ser classificados da seguinte forma:

PEI 1 - Tráfego baixo
PEI 2 - Tráfego médio
PEI 3 - Tráfego médio intenso
PEI 4 - Tráfego intenso
PEI 5 - Tráfego super intenso.

DICA DO DIA: Espelhos - Ganhando espaço.

0
Espelhos são um excelente recurso para aumentar seu banheiro. Cuidadosa e harmonicamente colocados em algumas paredes eles vão proporcionar a sensação de amplitude. E há um ganho extra quando se utiliza espelhos - eles interferem na iluminação, refletindo e espalhando a luz, tornam o ambiente mais claro.
Quando o pé-direito do banheiro é baixo, você poderá dar a impressão de que a altura é maior usando a metade da parede de cor diferente, por exemplo. Ou aplicando faixas ou rodamãos horizontais. Entre 90 centímetros e 1,30 metro de altura, no máximo, esses recursos decorativos atraem o olhar das pessoas para eles, tirando a atenção do que está acima deles.
Para banheiros baixos, evite pintar o teto com cor diferente ou fazer detalhes e desenhos na parte de cima. Isso faz com que se perceba logo a real altura do ambiente.
Banheiros pequenos pedem móveis pequenos e em pequena quantidade. Os lavabos devem ser minúsculos com cubas pequenas e, dependendo do caso, até sem bancada. Os vasos sanitários devem serem caixa acoplada para ocupar menos espaço. As prateleiras, quando houver, devem ser bem estreitas.
Molduras no piso - de pastilhas, cacos de vidro ou cerâmica -, sempre delimitam o espaço e o fazem parecer ainda menor. Num banheiro pequeno, evite esses detalhes, pois ainda que sejam bonitos, só valorizam ambientes espaçosos.

DICA DO DIA: "Cores dos ambientes - como escolher?"

0
As cores são capazes de influenciar nosso estado físico e emocional. Quando uma pessoa fica exposta, por um longo período, às cores quentes (vermelhos, amarelos, laranjas, marrons e ocres) sua a circulação é estimulada provocando um ligeiro aumento da temperatura do corpo. Os tons frios (azuis, verdes, violetas e cinzas) já estimulam a reação contrária.
Então, muito cuidado ao escolher as cores para sua casa, procure conquistar equilíbrio.
Aqui estão alguns detalhes que devem ser observados na escolha das cores:
1. Analise as funções de cada cômodo. Pense nas pessoas que passarão mais tempo neles. Para os quartos, é mais adequado utilizar cores luminosas e menos saturadas. Elas vão favorecer o relaxamento.
2. Para criar um ambiente aconchegante, prefira tons quentes, mesmo que as áreas sejam pequenas. Uma sala com lareira, por exemplo, fica mais acolhedora com tons de laranja do que toda branca.
3. Quando houver pouca luz natural use o branco, o bege e o amarelo. Eles darão a sensação de luminosidade.
4. Em áreas de estudo, tais como escritórios ou bibliotecas, o amarelo é ideal. Ativa o raciocínio e estimula a criatividade.
5. Se você quiser delimitar ambientes da sua casa, as cores frias podem dar a idéia de afastamento entre os cômodos, ou, cores quentes para torná-los mais próximos.

Dicas Coloridas: Use a sua criatividade e renove sua casa, trabalhando com as cores das tintas. Tendo dúvida sobre o resultado, seja menos ousado, use cores suaves com pequenos detalhes em tons mais intensos.
Aos poucos você vai se sentir mais seguro e ficará encantado com o resultado de idéias cromáticas audaciosas e diferenciadas.
Para encurtar o ambiente - pinte as paredes menores com uma cor mais escura.
Para alongar um ambiente quadrado - uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra, resolve.
Para esconder objetos - dê às paredes o mesmo tom do objeto que quer esconder.
Para destacar objetos - com uma cor forte ou contrastante na parede de fundo eles vão saltar.
Para rebaixar o teto - pinte o teto com uma cor mais escura dos que as paredes.
Para levantar o teto - ao contrário do anterior, use uma cor mais clara do que a das paredes.
Para alargar corredor - pinte as paredes menores e o teto com uma cor mais escura do que a das paredes longas.
Para alongar paredes - para esse resultado a parede deve ser bicolor, com a divisão entre as cores à meia altura. Um barrado pode ser interessante. Na parte de cima use um tom mais claro.

Detalhes
• Paredes em tons quentes, banhadas de sol, transmitem maior sensação de aconchego. As paredes claras, ao contrário, tendem a ofuscar quando a luz é intensa
• Metais, tecidos sedosos e vidros refletem a luz e, como as cores frias, podem ser usados
para clarear um ambiente ou fazê-lo parecer maior.

Bahrein World Trade Center: Um exemplo em auto-suficiência energética

0
O Bahrein World Trade Center é um complexo comercial localizado na cidade de Manama, capital do pequeno estado de Bahrein, nas proximidades do Golfo Pérsico. O projeto foi realizado pela empresa WS Atkins de Portugal e as obras estão sendo finalizadas ainda neste ano.

O edifício é composto por duas torres simétricas em forma de vela, com uma altura aproximada de 240 metros. As torres são ligadas através de três pontes e cada uma tem anexado a sua estrutura uma turbina eólica gigantesca com 29 metros de diâmetro movidas pela energia do vento (energia limpa). A forma de vela foi apropriada pelo ambiente marítimo que cerca o Bahrein World Trade Center que esta "ancorada" em uma pequena ilha do oriente médio.

As técnicas especializadas para um empreendimento com arquitetura bioclimática, a preocupação com a estética generosa e de impacto, fizeram com que a princípio o projeto fosse considerado utópico. Parecia impossível a construção de um arranha-céu com um design tão inovador e complexo, e que ainda pudesse ter auto-eficiência energética. Porém este edifício inteligente já é um marco para a cidade de Manama, servindo como cartão postal e atrativo arquitetônico.

MMA revitalizará Bacia dos rio Parnaíba e São Francisco

0
O Ministério do Meio Ambiente e oito estados vão formalizar convênios, no dia 13 de março, para a realização dos planos de gestão integrada de resíduos sólidos, para garantir a implementação de programas de revitalização das Bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, informou em nota o MMA.

Por meio dos convênios, os estados por onde cruzam os rios - Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe - terão ajuda para realizar estudos para eliminar lixões, buscar a disposição adequada dos resíduos sólidos, montar estruturas físicas para reciclagem, dar apoio a catadores locais, manejar resíduos provenientes da construção civil e implementar consórcios públicos em todos os estados envolvidos.

Numa segunda etapa do convênio, os consórcios identificados como viáveis deverão ser detalhados, a começar pela definição das sedes, dos custos dos serviços e do tipo de consórcio. Os planos querem garantir a sustentabilidade das obras de revitalização das bacias hidrográficas dos rios, para que os recursos não sejam direcionados apenas para a implantação dos aterros.

A última etapa será a implantação dos consórcios e desenvolver as obras incluídas nos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos.

A Morte do Papel

0
Qualquer professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, principalmente das disciplinas de projeto sabe que atualmente, ao entrar numa sala de aula pedindo um projeto desenvolvido "a mão", certamente será alvejado com palavras e murmúrios por seus alunos. Até pouco tempo atrás, a resistência era contra os softwares CAD - Computer Aided Design,(Desenho Auxiliado por Computador), os estudantes (ou pelo menos uma grande parte deles) "correm as léguas" de qualquer coisa que pareça um lápis e desenvolveram uma certa aversão à prancheta.

Fonte das Pedras - São Luis/MA: História e lendas restauradas

1
A centenária construção portuguesa está passando por processo de restauração, muito bem vindo por sinal, tendo em vista a importância histórico-cultural-arquitetônica de um dos mais admiráveis cartões postais de São Luís.
A Fonte das Pedras acumula atributos interessantes, principalmente por ter servido de apoio para a renovação de energias dos soldados sob o comando de Jerônimo de Albuquerque, na antológica batalha que teve como resultado a expulsão dos franceses de São Luís e também, por várias décadas, abastecer as embarcações que, da área conhecida hoje como Portinho, saíam para destinos distantes.
A obra de restauração da Fonte das Pedras consiste em: Substituição do piso, seguindo o traçado original; Instalação de novos bancos, com o mesmo modelo anterior; Criação de áreas de estar e descanso dentro dos canteiros; Novas lixeiras (padrão das praças do Centro); Rampas para portadores de necessidades especiais e piso tátil paradeficientes visuais; Construção de banheiros públicos (feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais); Limpeza e restauração dos tanques, galerias, espelho d’água, carrancas e frontão. Iluminação da fonte e do jardim; Ajardinamento e Irrigação automatizada.

CCI inaugurado sexta-feira

0
Nesta sexta, dia 14, às 9h, serão entregues à população, as instalações do Centro de Comércio Informal (CCI), na Avenida Magalhães de Almeida. Com a entrega do CCI, a Prefeitura de São Luís finaliza o processo de reurbanização daquela área, remanejando os comerciantes informais e restabelecendo o fluxo de veículos da via no sentido Magalhães de Almeida–Rua de Santana.

DICA DO DIA: Eliminação de bolhas e descascamentos

0
Raspar a região afetada com uma espátula de aço, lixando e retirando completamente o pó.
Se houver irregularidades na parede, corrigir com duas demãos de massa acrílica e alisar com lixa fina (nº 180).Aguardar secar, aplicar seladora e pintar em três demãos.

...Um Bom Começo...

1
Agradecemos a todas as pessoas que acessaram este espaço, pois batemos a marca de 400 acessos na primeira semana de existência. Tudo isso sem divulgação especial, somente no boca a boca e com a colaboração de vocês, afinal, este espaço é "nosso"...

Muito obrigado!!! e continuem acessando e divulgando...

Encontro de Design em São Luis/MA reúne estudantes do Norte e Nordeste

0
Evento acontece de 12 a 15 em São Luís e será aberto amanhã (quarta-feira, dia 12), às 19h, no Uniceuma I (Renascença.

A edição 2008 da Expo Design, que irá reunir estudantes de design do Norte/Nordeste entre os dias 12 e 15 de março em São Luís.
A mostra acadêmica, que tem como tema ‘Exponha-se: Entre na Roda’ englobará uma programação abrangente cujo destaque será a exposição de trabalhos assinados por estudantes de design que participam do encontro.

Mesas-redondas, debates, palestras e oficinas também integram a programação de um dos eventos que promete atrair não apenas o segmento ao qual se destina, mas também a qualquer pessoa que se interesse por áreas como design de interiores, gráfico e produto.

De acordo com a comissão organizadora do evento - composta por estudantes do Conselho Nacional dos Estudantes de Design (CoNE Design) - a mostra tem como proposta proporcionar um espaço para o encontro de idéias, seguidos com diversas atividades paralelas.

Encerram-se hoje inscrições para Concurso do Ministério do Planejamento

0
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão encerra nesta terça-feira (11) as inscrições para o preenchimento de 516 vagas para o cargo de analista de infra-estrutura e de 84 para especialista em infra-estrutura sênior. Os salários são, respectivamente, R$ 5.406,44 e R$ 10.632,61.
A inscrição pode ser feita somente via internet até as 23h59 desta terça-feira, no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (www.cespe.unb.br). A taxa é de R$ 70 para analista e de R$ 120 para especialista.
As provas serão aplicadas no dia 13 de abril. Os locais e o horário de realização das provas objetivas e da prova dissertativa serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na Internet, no endereço eletrônico da CESPE.

Exposição na Alemanha recria a "Metrópole do Nazismo"

0
A exposição "Mythos Germania" ("O mito da Germania") recriará a metrópole do nazismo idealizada pelo arquiteto preferido de Hitler, Albert Speer, em um pavilhão habilitado perto do Monumento às Vítimas do Holocausto em Berlim. A mostra, que será aberta ao público em 15 de março, expõe os planos urbanísticos que nunca chegaram a se tornar realidade e que são um expoente dos delírios megalômanos de Hitler aplicados à arquitetura. O ditador quis transformar Berlim em uma nova capital mundial, com projetos como o chamado "Grande Pavilhão", com uma altura de 290 metros, dez vezes maior que a Porta de Brandeburgo, junto à qual se encontra agora o Monumento às Vítimas do Holocausto. Além disso, Hitler projetou um Arco do Triunfo colossal destinado a interpretar a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial como a ante-sala da grande vitória da Segunda Guerra Mundial, que também acabou não ocorrendo. O encarregado de desenvolver estes planos foi Speer, o arquiteto preferido de Hitler, que foi ministro de Armamento e acabou sendo julgado por crimes de guerra nos Julgamentos de Nuremberg. Speer nunca chegou a levar em frente a maioria de seus projetos, já que com o início da disputa, em 1939, ficaram estagnados tanto o grande projeto Germania como outros planos similares para o resto do Terceiro Reich. A exposição permanecerá aberta até o final do ano, em um pavilhão formado por 2.711 blocos de concreto com até cinco metros de altura.

Produtos com proteção antimicrobiana são destaques na Revestir e Kitchen And Bath de 2008

0
Banheiras, Spas e ofurôs da Pretty Jet, Pretty SPA; Impermeabilizante, Bio Protege Selante Aerosol e Kit Epóxi Gyotoku com tecnologia Microban são alguns dos destaques na feira internacional de revestimentos, cozinhas e banheiros.
Somente produtos com diferenciais se destacam no acirrado mercado de construção e decoração. Por isso, importantes marcas como Gyotoku, Pretty Jet e Pretty SPA apostam na tecnologia Microban, empresa norte-americana detentora de ação antimicrobiana que é incorporada aos produtos durante a fabricação, para incrementar seus lançamentos para 2008. Estes itens serão apresentados durante a Revestir, feira internacional de revestimentos, que acontece de 11 a 14 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Solução para o segmento de arquitetura, construção e decoração, a proteção antimicrobiana Microban é uma inovação, pois torna a superfície dos produtos ativas contra fungos e bactérias. Com esta tecnologia, a Pretty SPA apresenta na Kitchen & Bath o Spa Esfera, com acrílico Lucite® e proteção Microban. Este visa proporcionar experiências terapêuticas e de convívio e integração familiar através da água, levando bem-estar e soluções completas para um banho estimulante, com produtos que aliam tecnologia de ponta, design e praticidade à higiene, facilidade de limpeza e aparência de novo por mais tempo.

Será Apresentado hoje o Plano Diretor do Aeroporto de Parnaíba/PI

0
Será apresentado nesta terça-feira (11), às 9 horas, no Auditório do Porto das Barcas, o Plano Diretor do Aeroporto Internacional de Parnaíba. O documento traz informações acerca dos investimentos que já foram realizados no aeroporto e as ações necessárias para que ele passe a receber vôos de grande porte.
A elaboração do Plano ficou sob a responsabilidade da Infraero que, através de um convênio com o Governo do Piauí, é a responsável pela prestação de serviços de administração, operação, exploração, manutenção e desenvolvimento da infra-estrutura do terminal.
No Plano Diretor que será apresentado em Parnaíba a Infraero vai propor os investimentos necessários para dotar o aeroporto da mais moderna infra-estrutura aeroportuária. No próximo ano deverão ser realizados investimentos para melhorias no terminal de passageiros, pista,pátio de aeronaves e auxílio à navegação aérea.
Para a solenidade de apresentação do Plano estará em Parnaíba o superintendente regional da Infraero, Fernando Nicasso, e dois inspetores da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).
O secretário de Turismo, Sílvio Leite, disse que o plano foi elaborado em consonância com as necessidades do turismo piauiense. “Acompanhamos todos os processos de elaboração desse documento feito pela Infraero. Vamos acompanhar a apresentação para, se necessário, acrescentarmos outras necessidades estruturais do aeroporto”, disse Sílvio.

DICA DO DIA: Acabamentos para portas de madeira

0
• Se a porta for de madeira de lei, pode ficar sem acabamento, ao natural, bastando lixar e aplicar cera de carnaúba e, posteriormente, lustra-móveis para conservação; ainda neste caso, é conveniente aplicar um produto selante (base para os acabamentos, atuando como impermeabilizante), que veda os poros da madeira, ajudando a proteger contra intempéries.
• Uma alternativa para o acabamento é a aplicação de verniz, fosco ou brilhante.
• Para colorir, as tintas do tipo látex acrílico são uma ótima opção, pois filtram os
raios ultravioleta. Há ainda a possibilidade de usar verniz com pigmento à base de anilina diluída.
• A aplicação de laca confere à madeira um aspecto plastificado ou até marmorizado, dependendo do tipo de trabalho.
• Num efeito diferenciado, a madeira clareada ou escurecida é fácil de obter. Para clarear, emprega-se ácido muriático, cloro ou água oxigenada. Betume misturado a um produto selante, extrato de nogueira ou cera de carnaúba escurecem o material. Em qualquer um dos processos, o produto deve ser aplicado com suavidade e de maneira uniforme, a não ser que o desejado seja o efeito manchado. Nesse caso, a aplicação é feita com pincéis ou estopa.
• Outra opção de acabamento é revestir com laminado melamínico, de fácil manutenção.
• Para a colocação de vidros, deve-se preferir os temperados.

Portas em madeira de boa qualidade dificilmente irão apresentar problemas com cupins, pois, além de sua própria resistência natural, é provável que tenham passado por tratamentos preventivos. Se apesar disso a peça for atacada por esses insetos, a saída é a aplicação de inseticidas com pincel ou por injeção.

Garagens mal planejadas e espaço reduzido podem ser a causa da dor de cabeça de muitos motoristas

0
O drama dos motoristas para estacionarem nas garagens de casa nem sempre pode ser atribuído à falta de habilidade do condutor ou a uma questão pisicológica. O medo de manobrar num espaço estreito sem tocar no carro do vizinho pode ter outra explicação. O problema também pode estar no mal planejamento ou na má distribuição da área.
As vagas nas garagens devem ter 2,5m² de largura por 5m² de comprimento, no entanto, ele enfatiza que o ideal seria 3m² de largura por 6m² de comprimento para cada vaga, para que os veículos tenham espaço para as manobras.
Com o crescimento urbano, muitas empresas do mercado imobiliário estão mais preocupadas em economizar e aproveitar todo o espaço possível das garagens do que com a eficiência deles.
Em relação às rampas de acesso além de não acompanharem o raio de giro do veículo, as rampas são muito inclinadas, o que dificulta o acesso de deficientes físicos.
Sobre as pilastras, é possível diminuir a quantidade de pilastras na garagem, sem que o prédio desabe. Mas, normalmente, quanto menos pilares, mais cara a obra. Podemos dizer, portanto, que um bom projeto procura evitar pilares que prejudiquem a vida dos motoristas.

DICA DO DIA: Aplicação de textura em paredes

0
Quando se deseja aplicar texturas no revestimento, não é necessário utilizar o processo normal de passar massa fina e massa corrida; para baratear a mão-de-obra e o material, a textura pode ser aplicada diretamente sobre o reboco, o que pode reduzir ematé 50% o custo final.

Como é ser Arquiteto!

0
O trabalho dele é minucioso. Nenhum detalhe pode passar em branco. Quando faz um projeto para construção, seja de um shopping center ou uma casa, o arquiteto ou arquiteta precisa pensar em tudo. Desde as dimensões dos cômodos até os materiais que serão usados, passando pela forma como a obra será levantada. E, principalmente, desenhar um projeto que atenda às necessidades do cliente. A responsabilidade é grande.
Sérgio Brandão, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF), defende uma dedicação maior das universidades ao ensino de ética profissional. Segundo ele, esse não é um tema visto com seriedade durante a graduação. O IAB tenta criar um órgão de classe independente do Conselho de Engenharia para fiscalizar mais a atuação dos profissionais.
Para se tornar um profissional, o aluno precisa estudar, pelo menos, cinco anos. A formação é bem ampla. Além das matérias específicas, que incluem projetos, edificações, materiais de construção, os futuros arquitetos aprendem arte, tecnologia e história. A revitalização e restauração de espaços urbanos também é tema de disciplina. Conhecimentos em Cálculo e Geometria também são essenciais.
Na Universidade de Brasília (UnB), um novo currículo para o curso está em fase de implantação. Algumas matérias se tornaram optativas, como Matemática e Sociologia, e outras passaram para a grade obrigatória, como Topografia e Computação Gráfica Aplicada. Não houve mudanças no número de créditos necessário para a conclusão do curso.
Para ser um bom arquiteto é preciso.ter seriedade e compromisso, ser criativo conhecer os materiais disponíveis no mercado diversificar os conhecimentos.

DICA DO DIA: Telhados - Quantidades e inclinações

0
A quantidade de telhas por metro quadrado em um telhado depende muito das especificações do produto, se a telha é simples ou dupla, mas gira em torno de 27 telhas/m2. Já a inclinação mínima depende, além do tipo de engate da telha, do cumprimento do vão: 4m - 19%, 5m - 21%, 6m - 23%, 7m - 25%, 8m - 27%, 9m - 29%.

Novo quadro do blog: "DICA DO DIA"

0
A partir de hoje publicarei sempre uma dica sobre algo relacionado a projeto, reforma ou construção... aguardem...!

Mão de Obra especializada...

0
Se anda difícil encontrar pedreiros ou mestre de obras adaptados às novas exigências profissionais, o mesmo acontece em níveis que vão do técnico ao ensino superior. O mercado parece ávido por engenheiros de todas as áreas: mecânicos, eletricistas, de produção e, principalmente, civis. Por ano, o País forma 23 mil engenheiros. Na Coréia, com metade da população brasileira, são formados 80 mil, segundo dados do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

De acordo com estudo do Confea, se tivessem sido iniciadas todas as obras previstas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo no ano passado para implementar obras de infra-estrutura, o Brasil teria um déficit imediato de 20 mil engenheiros, só da área civil.

A coordenadora do Curso de Engenharia Civil da Unisc, Letícia Diesel, confirma o interesse por esses profissionais. “Existe uma percepção visível das demandas, do básico ao superior. Falta gente no gerenciamento de obras e construções de alvenarias estruturais, por exemplo”, aponta. “Sobra espaço do planejamento à execução. As empresas chegam a entrar em contato com o curso pedindo gente.”

CREA-PI divulga resultado do concurso

0
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí - Crea-PI torna pública a relação dos aprovados e cadastro de reserva dos candidatos que concorreram ao Concurso. As provas do Concurso aconteceram no dia 24 de Fevereiro. Em Teresina, as provas foram aplicadas na Universidade Federal do Piauí - UFPI e no Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-PI, nos prédios A e B. As provas do concurso foram aplicadas também no interior, nas cidades de Bom Jesus, Floriano, Parnaíba, Picos e São Raimundo Nonato.

Crea-PI não libera o estádio Albertão para River x Botafogo

0
Conselho manterá laudo pela interdição do estádio, e joga responsabilidade para o Governo.
O presidente licenciado do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí - Crea -, José Araújo, declarou no Jornal do Piauí desta quinta-feira (6) que o conselho não irá rever seu laudo que pede a interdição do estádio Alberto Tavares Silva, o Albertão. Tanto River como Federação de Futebol do Piauí - FFP - espera uma liberação parcial da praça esportiva para o jogo do time piauiense com o Botafogo/RJ, no dia 2 de abril, pela Copa do Brasil.
"De acordo com o nosso entendimento, isso não é possível", disse José Araújo, jogando a responsabilidade da reabertura do Albertão para o poder público, já que o Crea não tem poder para determinar seu fechamento, apenas sugere. "A responsabilidade de abrir ou não abrir o estádio para o jogo que virá é exclusiva dos gestores da área esportiva. Se o Governo do Estado entender que deve liberar, que o faça e assuma a responsabilidade por tudo isso", completou, explicando também que não há condições para que o estádio seja utilizado ainda que com capacidade reduzida para 15 ou 10 mil torcedores.
"Manteremos a mesma posição do dia em que elaboramos o laudo. Mesmo que a estrutura não tivesse comprometida, outros aspectos levariam o Crea a pedir a interdição do estádio", declarou, ressaltando problemas hidráulicos e elétricos, no entorno do estádio, para segurança do trabalho e combate a incêndios. "Se ocorrer um curto-circuito dentro do estádio, muitas pessoas morrerão ai dentro", complementou o presidente licenciado do Crea.
José Araújo não quis se antecipar ao laudo de uma empresa contratada pelo Governo do Estado para verificar o comprometimento da estrutura do Albertão alegando questões éticas, mas comentou as declarações do vice-presidente de futebol do River, Elizeu Aguiar, e do presidente da Fundação de Esportes do Piauí - Fundespi -, Vicente Sobrinho, que administra o Albertão. Na TV Cidade Verde, eles consideraram o laudo apressado e feito "no olhômetro", sem muitos recursos técnicos.
"Nós não reconhecemos nessas duas pessoas qualificação técnica profissional para questionar um laudo da envergadura técnica que tem o nosso laudo. Foram declarações infelizes, infundadas, merecem a nossa desconsideração, para não dizer outra palavras mais forte", disse José Araújo.
O River tem até o dia 19 de março para definir que estádio será usado para o jogo com o Botafogo/RJ, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Inaugurado o prédio anexo ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí

0
O novo prédio foi erguido ao lado do atual, numa área de 2.230m2, distribuída em quatro pavimentos, e vai abrigar os setores de auditoria, diretoria e fiscalização da administração estadual-DFAE, divisão de recursos humanos, diretoria administrativa e divisão de patrimônio. O projeto é da arquiteta Ana Márcia Moura, que seguiu a mesma arquitetura do prédio.

Iphan promove palestras sobre o Patrimônio Azulejar Brasileiro

0
O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional de Alagoas - Iphan/AL, em parceria com o Centro de Estudos Superiores de Maceió - Cesmac e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas - FAU/Ufal, estará realizando um ciclo de palestras sobre o Patrimônio Azulejar Brasileiro, nos dias 06 e 07 de março de 2008.
Ministradas pela restauradora e artista plástica Zélia Maria Machado, uma das maiores peritas da área no país e especialista em restauração de azulejaria pela Fundação Ricardo Espírito Santo, em Portugal, as palestras têm como objetivo apresentar aos estudantes e profissionais de Arquitetura os trabalhos feitos nas obras com azulejos antigos presentes no Estado, como também prestar contas das ações desenvolvidas pelo Iphan em relação ao Inventário do Patrimônio Azulejar em Alagoas.
"Através da restauradora da empresa Oficina de Projetos, contratada pelo Iphan, os participantes do evento poderão conferir também as restaurações na azulejaria da Igreja de Nossa Senhora da Corrente, em Penedo, além de conhecer resultados parciais do Inventário do Patrimônio Azulejar em Alagoas", afirmou, Sandro Gama, arquiteto e urbanista do Instituto.

Contrastes

0


A primeira foto é a prefeitura da cidade de Batalha, cidade localizada a 154Km da capital do Piauí. A segunda foto é o Fórum de Batalha/PI. Surpreende-se com o moderno e suntuoso prédio todo espelhado e com dois espelhos d'água na entrada. Terrível contraste com a realidade da região, onde ainda é grande a miséria e o subdesenvolvimento. Comparado ao prédio da Justiça, a prefeitura de Batalha é uma choupana.

Brasília é eleita Capital Americana da Cultura para o ano de 2008

0


Além de ser considerada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Brasília, a partir da próxima quarta-feira, será agraciada com outro título: o de Capital Americana da Cultura, entregue pela Organização Não Governamental Capital Americana da Cultura (CAC). Durante todo o ano, a capital federal, que já é referência arquitetônica, será também referência cultural para o continente americano. Duas cidades brasileiras já foram designadas como Capital Americana da Cultura: Maceió, em 2002, e Curitiba, em 2003. Em 2007, Cuzco, no Peru, recebeu a homenagem.O título, reconhecido pelos parlamentos latino-americanos, europeus e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), tem um ano de duração e serve como vitrine para atrair investimentos não apenas na área cultural, mas também turística.
“A cidade escolhida tem que trabalhar em torno de um projeto para reafirmar sua identidade cultural. Ao longo do ano serão desenvolvidas várias atividades e ações no sentido de focar a sua cultura própria”, afirma o delegado brasileiro da CAC, Mário Vendrell. “O título serve para dar uma mexida, uma chacoalhada, para despertar um interesse para a cultura e que ela seja oferecida de uma forma mais democrática”, completa.
Brasília teve como ponto forte as obras de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, responsáveis pela arquitetura e urbanismo arrojados da capital. “Uma cidade escolhida deve ter diferenciais em relação a outras cidades, no caso de Brasília, a arquitetura e o urbanismo.
Estamos celebrando o centenário de Oscar Niemeyer e isso também foi levado em consideração”, diz Vendrell.

Lei Cidade Limpa é passada a limpo por entidades

0
Três entidades – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (Sescon), Associação das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (Aescon) e Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – promoveram na quarta-feira (4/3) a palestra ministrada pela arquiteta Larissa Compagner Arcuri sobre a Lei Cidade Limpa, na sede do Sescon, na Avenida Tiradentes.
A exposição começou com um panorama geral desde a aprovação dessa lei, em 2006, até agora e seguiu com aspectos gerais da orientação para adequação da fachada, redução do IPTU para imóveis que adequarem seus anúncios indicativos de forma adequada à lei e prazos e procedimentos para tanto, entre outros assuntos.
Larissa Arcuri é formada pela FAU Mackenzie e mestre em arquitetura e urbanismo pela USP. Integra a Comissão Técnica de Legislação Urbanística (CTLU) e a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana da cidade de São Paulo, além de coordenar o Comitê Técnico de Política da Associação Comercial de São Paulo.

Inscrições para concurso do Ministério do Planejamento Terminam dia 11 de Março

0
Terminam dia 11 de março as inscrições para o concurso do Ministério do Planejamento para analista de Infra-Estrutura e especialista em Infra-Estrutura Sênior. Ao todo serão oferecidas 600 vagas para candidatos com diploma nos cursos de Engenharia, Geologia ou Arquitetura e Urbanismo. Os interessados devem se inscrever na página do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília na internet, www.cespe.unb.br/concursos/mpog2008. As taxas serão de R$ 70,00 para analista e R$ 120,00 para especialista.

CREA/GO abre 64 vagas para níveis médio e superior

0
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Goiás (CREA/GO) publicou nesta segunda-feira (25) edital que prevê 64 oportunidades para cargos técnico-administrativos, que exigem nível médio e superior. O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-Oeste (Itco) organiza o certame. As vagas estão distribuídas entre as especialidades de assistente administrativo, analista contábil, analista de tecnologia e informação, analista de fiscalização, engenheiro mecânico e engenheiro de alimentos.
A remuneração varia de R$ 871,90 para candidatos com nível intermediário, a R$ 3.337,90, para profissionais com nível superior completo. O regime de trabalho é de 40 horas semanais para todos os cargos. As inscrições podem ser feitas dos dias 3 a 25 de março, pelo site www.itco.org.br. As taxas variam de R$ 50 a R$ 100. O concurso contará com apenas uma etapa, constituída de prova objetiva que está prevista para o dia 13 de abril. A avaliação será aplicada nas cidades de Goiânia, Catalão, Formosa, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Uruaçu. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União, na página 100 da terceira seção.

Premio Jabuti

0


Estão abertas as inscrições para o 50º Prêmio Jabuti, o mais prestigioso prêmio literário
do Brasil, que envolve diversas categorias. Se você não sabe, não é preciso ser autor
consagrado para inscrever uma obra a ser avaliada.Dentre as categorias para inscrição está
a de "Melhor livro de Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes.

Para maiores informações: http://www.premiojabuti.org.br

Obras acabadas

0

Sempre que algo é edificado, executado ou construído, ou é por conta das necessidades ou desejos [ou ambos] de uma pessoa ou de um grupo! Todo projeto tem que suprir necessidades e em alguns casos até a realizar sonhos! É engraçado pensarmos isso no que diz respeito à arquitetura.

A arquitetura retrata os anseios de uma sociedade em uma época, ou o desejo de um grupo dominante ou em ascensão. A linguagem formal (repertório estético se preferirem), os materiais e até as técnicas são um retrato bem claro dessas necessidades e desejos.

Só que o homem não cessa de precisar, nem de sonhar, nem de desejar... sempre está ansioso querendo algo novo ou querendo mudar o que possui. E isso não é diferente com a arquitetura – e não trato aqui de obras novas, mas das que já estão aí!

Quantos milênios de arquitetura nós temos? Quantos séculos de construção e aperfeiçoamento de construções já se passaram, desde a primeira cabana? Ou deste a primeira parede de pedra argamassada? Não podemos nem responder! O fato é um só: temos uma história... um parque arquitetônico construído e uma memória muito maior que a materialmente conservada!

Só considero uma obra acabada quando ela é literalmente acaba, destruída, demolida... quando torna-se um espaço que não podemos mais sonhar absolutamente nada com ele, quando não precisamos fazer dele algo ou fazer algo nele... quando a obra deixar de existir... ou pelo tempo ou pelo homem!

Mas a obra não está morta no seu tempo... um castelo do século XII pode estar aí no dia-a-dia de uma vila ou cidade européia em pleno século XXI, é uma obra de novecentos anos, mas esta ali, no hoje... sujeita às necessidades e anseios da contemporaneidade.

Não importa se na Europa, na América ou onde quer que seja, uma obra edificada há muito ou há pouco tempo, não fica parada no seu primeiro dia de funcionamento, mesmo que ela deixe de funcionar, ela vive a realidade em que está inserida, dia após dia! Isso não é apenas uma constatação é um fato.

Obras têm vida... vivem um tempo muito maior que o seu tempo... só estão acabadas quando deixam de existir!

Teste com o Blender

1

Recentemente andei fazendo alguns testes no Blender, programa de código aberto, ou seja, de graça! Muitos escritórios de arquitetura tem feito suas maquetes com programas como AutoCad e 3dStudio Max, programas que necessitam comprar uma licença para serem usados devidamente.

Poucos escritórios obedecem a essa compra e acabam pirateando esses programas de representação gráfica, além dos indispensáveis programas de edição de imagem tão presentes na confecção de imagens e apresentações. Contudo alguns programas podem substituir com muita eficácia esses programas, AutoCad (Acad), 3d studioMax (Blender) e PhotoShop (Gimp). Todos de graça!

CREA-PI entrega avaliação técnica do porto de Luís Correia ao Governo do Estado

0

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí – Crea-PI, em parceria com o Porto do Pecem, do Crea-CE e da Capitania dos Portos de Parnaíba, elaborou e está entregando hoje (21) ao Governo do Estado uma Avaliação Técnica dos Trapiches e do Porto de Luís Correia. A Avaliação foi realizada pelo Engenheiro Civil e Professor Doutor de Portos e Engenharia Fluvial do Departamento de Engenharia Hidráulica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Consultor do Porto do Pecem, Consultor do Banco Mundial, Perito da Justiça Federal na área de Portos, Erasmo Pitombeira, além da Chefia de Fiscalização do Crea-PI e Capitania dos Portos. A avaliação foi solicitada ao Crea pelo Capitão de Fragatas e Capitão dos Portos, Comandante João Henrique Moura e teve como objetivo elaborar um Relatório Técnico que aponte a atual situação das obras do Porto, tendo em vista o longo período de paralisação e a falta de manutenção do mesmo. A visita técnica ao Porto de Luís Correia foi realizada nos dias 14 e 15 de novembro de 2007 e foram analisadas as obras executadas quando da construção dos quebra - mares e das estruturas de acostamento. O Estudo apontou que os componentes da estrutura marítima do Porto de Luis Correia se encontram em situação física de deterioração bastante acentuada, mostrando que o volume de pedras lançado com o intuito de formar uma bacia de evolução para o porto tem sofrido o ataque dos meios físicos atuantes na área. O estudo mostrou também que as estruturas de concreto aparente já executadas dentro da bacia portuária apresentam uma situação física de total processo de corrosão das barras evidenciado na estrutura do cais e do estaqueamento em construção. A análise dos profissionais mostrou também que as estruturas de concreto aparente já executadas dentro da bacia portuária apresentam uma situação física de total processo de corrosão das barras evidenciado na estrutura do cais e do estaqueamento em construção. Segundo o relatório, dentro da situação física atual do Porto de Luís Correia, considerando sua parte natural, pode-se adiantar que para se possa operá-lo e o Porto se torne viável é preciso um grande investimento, além da avaliação das reais necessidades e atividades do mesmo.

CEDECON PROMOVERÁ CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

0
Dando continuidade à sua programação, o centro de pós-graduação CEDECON inicia, a partir do dia 25 deste mês, quatro importantes cursos de especialização. São eles Saúde da Família, Nutrição Clínica, MBA em Marketing Estratégico e Comunicação e MBA em Gestão Empresarial. Restam poucas vagas, mas você ainda tem tempo de garantir seu lugar e aproveitar mais esta oportunidade de qualificação. Se você é da área de saúde, atenção: o curso de Saúde da Família é um dos mais procurados no CEDECON, sobretudo por ser uma das formações fundamentais para quem busca oportunidades em um mercado de trabalho que cresce a cada dia. Condição necessária para o profissional se adequar às exigências desse mercado em ascensão, o curso oferece uma visão revolucionária no modo de entender e promover a Saúde, substituindo o modelo tradicional e priorizando as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde do indivíduo de forma integral e contínua. Profissionais nutricionistas começam o ano novo com oportunidade de qualificação no CEDECON através do curso de Nutrição Clínica, que concebe a alimentação e nutrição como um campo interdisciplinar, onde o alimento e produtos alimentares desempenham papel coadjuvante ou principal, por exemplo, no tratamento de doenças crônico-degenerativas, bem como na prevenção. Na visão deste importante curso, o nutricionista é um profissional com formação humanista e crítica, capacitado a atuar visando a segurança alimentar e a atenção dietética e dietoterápica em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem como fundamentais para a promoção e manutenção da saúde. O objetivo é ampliar os conhecimentos do nutricionista através da atualização, da informação e aprofundamento dos atuais conceitos em Alimentação e Nutrição Clínica. O CEDECON oferece ainda últimas vagas para o curso de MBA em Gestão Empresarial, com 384 horas. Para executivos, profissionais liberais e empresários que sabem que a adoção de uma orientação empresarial para o cliente é essencial para o sucesso do seu empreendimento. Com o objetivo de desenvolver competências para atuação de forma criativa e empreendedora nas áreas de marketing estratégico e comunicação, levando em consideração a sustentatabilidade da atividade envolvida, o CEDECON oferece ainda o curso de MBA em Marketing Estratégico e Comunicação. O curso é dirigido Administradores, designers, profissionais da área de comunicação em geral e profissionais de outras áreas que querem ampliar os seus conhecimentos na área de marketing e comunicação. O curso foi concebido para formar profissionais com alta competitividade no mercado nacional. Analisa o ambiente de marketing e comunicação, integrando as estratégias de marketing à comunicação da empresa. Tal alinhamento maximiza os resultados organizacionais. Ao longo do curso, como metodologia de aprendizado, o aluno terá acesso a estudos de caso em todas as disciplinas. A partir dos casos o aluno irá explorar os temas teóricos, refletir a prática de outras empresas e propor como avaliação novas práticas levando em consideração a realidade local. O curso foi concebido para que o aluno possa refletir a sua prática e fazer da sala de aula um espaço de aprendizagem coletiva a partir das suas experiências e dos outros alunos. O aluno será estimulado a pensar de forma criativa o marketing e a comunicação em todas as disciplinas, cuja base será a disciplina de Criatividade no ambiente de marketing e na comunicação. CEDECON - Um Parceiro de Futuro 98 3246-5480/ 5307 98 8114-1325/ 8123-8848 cedecon@elo.com.br e posgra@cedecon.net www.cedecon.net

Quem é o Arquiteto?

0

Como pode uma quantidade incalculável de estrelas e elas não se chocarem?
Como pode a lua não trombar com a terra?
Bom, os céticos tem fórmulas matemáticas e físicas para explicar, os cristãos tem a simplicidade da sabedoria bíblica para esta resposta.

A foto é do yahoo enviada pela Rafaela Motanher

Estadio da Fonte Nova. É mesmo necessário demolir?

0

O Estádio da Fonte Nova

A Faculdade de Arquitetura da UFBA através da sua diretoria e professores vem de público manifestar a sua posição diante dos fatos relacionados com o Estádio Otávio Mangabeira mais conhecido como “Fonte Nova”, declarando inicialmente sua total solidariedade às famílias atingidas pela tragédia ocorrida em 25/11/2007, em que ressaltam os aspectos humanos envolvidos e o direito objetivo quanto à responsabilidade do Estado.

Quanto ao destino pretendido pelo poder público em relação à Fonte Nova, manifesta sua estranheza quanto à decisão unilateral de implodir o Estádio sem uma avaliação técnica - competente, isenta e responsável - sobre as condições de estabilidade da estrutura e suas possibilidades de restauração.

O complexo esportivo da Fonte Nova na lavra de Mário Leal Ferreira nunca se limitou ao futebol e, desde sua origem, com a criação do DEEF (hoje SUDESB) abriga um programa social que transcende os objetivos comerciais e os interesses privados ligados à copa do mundo de 2014.

A este aspecto, alia-se o fato desta principal praça esportiva do Norte e Nordeste ser um marco visual importante para a cidade do Salvador, cristalizando um lugar significativo no entorno de um sítio histórico e de monumentos tombados, que não pode ser suprimido face à legislação federal em vigor. Projeto do Arquiteto Diógenes Rebouças, Professor Emérito da UFBA e Titular da Faculdade de Arquitetura, a Fonte Nova, construída nos anos 50 do século XX, é exemplar expressivo da arquitetura moderna na Bahia e patrimônio arquitetônico e urbano relevante. Sua concepção contou com a contribuição do escritório de Oscar Niemeyer, e a ela se referiu elogiosamente o urbanista Lúcio Costa, em parecer como membro do IPHAN, enfatizando sua implantação e sua integração com o Dique do Tororó, hoje um sítio tombado.

Conclui-se então que a decisão de implosão, anunciada antes mesmo dos resultados de uma perícia técnica estrutural e de uma análise urbanística e sócio econômica, constitui uma ação precipitada que não encontra justificativa, haja vista que, em várias partes do mundo e do Brasil, estádios são recuperados dentro das exigências técnicas próprias da contemporaneidade, continuando assim a cumprir seu papel social.


Salvador 03.12.2007


Profª. Solange Souza Araújo

Diretora da Faculdade de Arquitetura da Bahia